Os Melhores Zagueiros do Mundo em 2024 & na História

Índice

No futebol moderno, o papel do zagueiro está se tornando cada vez mais fundamental, tanto na manobra defensiva quanto na ofensiva, e como tal, esta tem sido uma posição que vem evoluindo de forma impactante nos últimos anos.

Encontrar os melhores defensores do mundo nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente dado o enorme talento que vemos no futebol hoje em dia em quase todas as posições.

Entretanto, é ainda mais difícil encontrar os melhores defensores da história, pois vários nomes podem ser destacados nas diferentes épocas do futebol, onde eles possuem uma relevância aparentemente incalculável para o sucesso de seus clubes e países.

Se você quiser saber mais sobre as posições defensivas no futebol e outros elementos de destaque no futebol de hoje, não deixe de conferir nosso artigo sobre “Posições no futebol”: Todos os papéis dos jogadores”.

Os melhores zagueiros do mundo

Rúben Dias

Manchester City | Portugal | 27 anos de idade

Rúben Dias está presente nesta formação dos melhores zagueiros centrais do mundo, principalmente devido à habilidade e consistência que ele tem demonstrado nos campeões ingleses desde que entrou no clube.

Apesar de ter sofrido uma grave lesão durante esta temporada, é inegável o impacto que os portugueses têm na manobra defensiva da equipe de Pep Guardiola e o que ele também traz em termos de liderança.

Aos 27 anos de idade, ele é um dos indiscutíveis para o treinador espanhol e certamente será uma peça chave nas próximas campanhas do Cidadão.

Rúben Dias

Marquinhos

Paris Saint Germain | Brasil | 30 Anos

Em 2013, foi preciso apenas meia temporada em Roma para que Marquinhos se estabelecesse como um jogador de enorme talento, atraindo assim os olheiros de Paris St Germain, em uma jogada que se tornaria bastante apreciada.

Apesar de ser um jogador que passa em grande parte despercebido, a importância de Marquinhos, tanto na defesa dos parisienses quanto na seleção brasileira, é evidente, contribuindo para todas as campanhas.

Ao brasileiro falta ainda um grande título europeu, algo que seu clube parece visar cada vez mais à medida que as temporadas vão passando.

Marquinhos

Éder Militão

Real Madrid | Brasil | 26 anos de idade

Depois de ter se destacado a serviço do FC Porto desde cedo, os Merengues assinaram Eder Militão para que ele pudesse desenvolver o que o brasileiro traz hoje.

O período de adaptação não foi fácil, mas com a saída de Varane do Real Madrid, Éder Militão deu o passo em frente e tornou-se um dos jogadores cruciais na brilhante temporada que sua equipe teve, com vitórias no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões.

O futuro é brilhante para Militão, a quem se juntará na próxima temporada outro jogador experiente, que apresentaremos em seguida.

Éder Militão

Antonio Rudiger

Real Madrid | Alemanha | 31 Anos

O alemão Rudiger chega ao Real Madrid vindo do Chelsea, onde foi uma das peças-chave nas grandes temporadas européias que o clube londrino teve recentemente, especialmente sob o comando de Thomas Tuchel.

Rudiger é um zagueiro central moderno, com enorme habilidade atlética, capaz de sair para jogar e, com dada liberdade, pode até mesmo avançar em campo com a bola sob controle.

A chegada do alemão só fortalece um time campeão europeu que precisava de mais jogadores de alto nível para manter uma rotação de alto nível durante todo o ano.

Antonio Rudiger

Milan Skriniar

PSG | Eslováquia | 29 Anos de idade

O eslovaco chega à Inter de Milão vindo da Sampdoria após apenas uma temporada na Serie A italiana.

Apesar de ser provavelmente o nome menos conhecido desta lista, é impossível não mencionar o impacto que o Skriniar tem na equipe italiana, liderando a defesa em todos os aspectos e mantendo uma consistência verdadeiramente impressionante.

Após perder o título na Itália para seu grande rival, a próxima temporada será extremamente importante para que o Inter se restabeleça como o melhor clube do país.

No dia 29 de janeiro de 2023, foi anunciado que Milan assinou um pré-contrato com o time francês PSG.

Milan Skriniar

Melhores volante do mundo

Virgil Van Dijk

Liverpool | Países Baixos | 33 anos de idade

Isto nos leva ao que consideramos ser o melhor defensor central do mundo, o holandês Virgil Van Dijk, que atualmente representa o Liverpool.

Após uma temporada anterior na qual sofreu uma lesão grave que o manteve fora de campo por vários meses, Van Dijk voltou ao mais alto nível nesta temporada e é o líder da defesa do Reds, que poderia ter tido uma temporada perfeita.

Aos 32 anos de idade, não há como negar a preponderância que o jogador tem em termos defensivos, e ele também é uma ameaça de luxo quando se trata de colocar peças, algo de que Jurgen Klopp tem se aproveitado, muito mais recentemente.

Virgil Van Dijk

Melhores Laterais Direitos Do Mundo

Trent Alexander Arnold

Liverpool | Inglaterra | 25 anos de idade

A Inglaterra é uma verdadeira privilegiada no momento, e Gary Southgate tem um “bom problema” na lateral direita, que inclui Trent Alexander Arnold.

O ainda jovem inglês tem estado no centro das atenções no Liverpool, não apenas pelo que traz defensivamente, mas também por sua capacidade de estender o jogo, tanto através de passes como ocupando toda a pista.

Embora ele seja um jogador que ainda não tem uma “posição fixa”, é com naturalidade que vemos TAA se tornar o melhor lateral direito do mundo em um curto espaço de tempo.

Trent Alexander Arnold

Achraf Hakimi

Paris Saint Germain | Marrocos | 25 anos de idade

O marroquino nunca foi uma opção para o futuro no Real Madrid, e por isso sua partida para os italianos da Inter de Milão acabou sendo o movimento mais significativo de sua ainda jovem carreira.

Depois de uma grande temporada na Itália, Hakimi tornou-se a “primeira grande contratação” do PSG do ano, e tem sido um grande contribuinte para seu domínio doméstico e uma das figuras de destaque na seleção marroquina.

Aos 25 anos, ele é mais um jogador que lutará pelo título de melhor jogador do mundo nesta posição para a próxima década.

Achraf Hakimi

Reece James

Chelsea | Inglaterra | 24 anos de idade

Reece James foi provavelmente a maior aposta que Thomas Tuchel ganhou, e acabou aceitando o apoio do técnico alemão e se consolidando como um dos melhores laterais-direitos do mundo.

Sendo o jogador mais jovem desta lista, James ainda tem uma enorme margem de evolução, algo que teremos que levar em conta já no futuro próximo, pois o Chelsea estará sempre na luta pelos títulos.

Defensivamente, o Chelsea é considerado um dos melhores times da Europa, e muito se deve ao impacto de James jogando no flanco direito.

Reece James

Benjamin Pavard

Internazionale Milano | França | 28 anos de idade

O tempo passa rapidamente e Benjamin Pavard não é mais o jovem de 19 anos que surpreendeu o mundo ao representar a equipe nacional francesa de forma sensacional.

Desenvolvendo-se em um dos melhores clubes da Europa, o francês se estabeleceu como um dos jogadores mais consistentes do Bayern de Munique nas últimas temporadas e em seu domínio doméstico, estando também presente nas principais decisões européias.

Fisicamente a evolução é mais que notável e atualmente a lateral direita da equipe alemã continua a mostrar que ele deve estar no topo desta lista.

Em 30 de agosto de 2023, assinou um contrato com a Internazionale até 2028. O clube italiano pagou cerca de 32 milhões de euros.

Benjamin Pavard

Timothy Castagne

Fulham | Bélgica | 28 anos de idade

Castagne pode parecer um nome “desconhecido” comparado aos outros que mencionamos nesta lista, mas desde sua grande temporada com a Atalanta que o trouxe para a Premier League, o belga tem estado no centro das atenções em Leicester City.

Extremamente sólido e capaz de preencher toda a ala direita, Timothy Castagne pode estar pronto para dar um salto “ainda maior”, talvez para um clube com reais aspirações européias ou na luta pela prestigiosa Premier League.

Em 29 de agosto de 2023, após o rebaixamento do Leicester para a Championship na temporada anterior, o Fulham, time da Premier League, anunciou a contratação de Castagne em um contrato de quatro anos, com opção de mais um ano.

Timothy Castagne

Melhor Lateral-Direito Do Mundo

Theo Hernandez

Barcelona | Portugal | 30 anos de idade

Quando falamos do melhor lateral direito do mundo, João Cancelo é o nome que mais se destaca nesta temporada, tanto pelo que tem feito pelo Manchester City como pelo que tem oferecido à seleção portuguesa.

Dono de uma capacidade física completamente acima da média, Cancelo vem evoluindo dramaticamente em termos técnicos, sendo um dos jogadores mais influentes de ambos os lados do campo em um Manchester City, onde é difícil de se apoderar.

No dia 1 de setembro, o jogador foi anunciado como novo reforço do Barcelona, assinando por empréstimo até o fim da temporada.

Aos 30 anos, o português está no auge de sua carreira e será um dos jogadores mais interessantes a seguir nos próximos anos.

Theo Hernandez

Melhores Laterais Esquerdos Do Mundo

Theo Hernandez

AC Milan | França | 26 anos de idade

É impossível iniciar esta lista dos melhores laterais esquerda do mundo e não mencionar Theo Hernandez, um dos jogadores mais importantes da brilhante temporada que o Milan teve este ano.

Além de estar presente na lista dos melhores XI melhores da Série A italiana, o lateral-esquerdo francês mostrou porque deu este “salto”, e está atualmente em uma “luta titânica” com Ferland Mendy, para saber quem será o titular da seleção francesa na próxima Copa do Mundo.

Theo Hernandez

Ferland Mendy

Real Madrid | França | 29 Anos

Como mencionamos com Hernandez, será um verdadeiro quebra-cabeça para Didier Deschamps escolher quem começará neste lado do campo, já que ambos os jogadores trazem complementos muito diferentes, mas isso será vital para o sucesso.

Após uma luxuosa temporada a serviço do Real Madrid, Mendy pode ter uma ligeira vantagem sobre seu compatriota, mas tudo acabará sendo decidido pelo sistema que a França jogará no futuro, como nos merengues, o francês é insubstituível.

Ferland Mendy

Andrew Robertson

Liverpool | Escócia | 30 anos de idade

Uma das curiosidades desta lista acaba ficando do lado esquerdo, já que praticamente todos os jogadores têm estilos muito diferentes, o que demonstra a complexidade existente no futebol de hoje e nos movimentos existentes nos grandes clubes.

O lateral-esquerdo Andrew Robertson é um dos melhores jogadores de hoje nesta posição, tendo terminado a temporada anterior com 15 assistências, números realmente notáveis para um jogador que, em teoria, em uma posição que começa na defesa.

Andrew Robertson

Nuno Mendes

Chelsea | Inglaterra | 27 anos de idade

Depois de ter se destacado ao serviço de Leicester City, Ben Chilwell acabou sendo uma das assinaturas mais surpreendentes de Chelsea, mas principalmente por causa dos números envolvidos na transferência, o que a princípio pareceu um pouco ultrajante.

A verdade é que o lateral esquerdo mostrou a razão do investimento, destacando-se como um dos jogadores mais importantes da equipe de Thomas Tuchel e ganhando espaço no time inglês que vem se tornando uma potência mundial.

Nuno Mendes

Nuno Mendes

Paris Saint Germain | Portugal | 22 Anos

O jovem português continua sua progressão e as chaves do lado esquerdo de Paris Saint Germain estão certamente nas mãos de Nuno Mendes por vários anos.

Depois de se destacar no serviço do Sporting CP, os portugueses deram o salto para a Ligue 1 e para um dos melhores clubes do mundo, assinando definitivamente no final desta temporada, no que foi um investimento vencedor.

Aos 22 anos é o jogador mais jovem da lista, defensivamente ele ainda tem algumas falhas, mas o céu é o limite para os portugueses.

Nuno Mendes

Melhor Lateral Esquerdo Do Mundo

Alphonso Davies

Bayern Munique | Canadá | 23 anos de idade

Quando se trata do melhor lateral esquerdo do mundo, a escolha acabou sendo fácil, porque Alphonso Davies é um verdadeiro talento geracional que, aos 23 anos de idade, termina merecidamente no topo desta lista.

Além de ser o melhor jogador canadense da história, Alphonso Davies é uma das ferramentas fundamentais da máquina bem oleada que é a Bayer Munique, contribuindo de forma decisiva tanto na defesa quanto no ataque.

Seu futuro está assegurado, já que o versátil lateral esquerdo não mostra sinais de parar seu progresso a cada temporada de passes.

Alphonso Davies

Os melhores Zagueiros da história

Franz Beckenbauer | Alemanha

É impossível não começar uma lista dos melhores defensores centrais do mundo sem mencionar o alemão Franz Beckenbauer, o primeiro jogador desta posição a ganhar o prêmio Ballon D’Or.

O alemão foi verdadeiramente crucial para o sucesso do Bayern de Munique nos anos 70, e foi considerado o melhor jogador do mundo em 1972 e 1976. Ele também se tornou campeão europeu em 1972 e campeão mundial em 1974, a serviço da equipe nacional da Alemanha Ocidental.

Fabio Cannavaro | Itália

A Itália é um dos países que poderia fornecer mais jogadores como os melhores zagueiros centrais de todos os tempos, no entanto, escolhemos Fabio Cannavaro porque ele tem uma distinção individual que seus compatriotas não receberam – o prêmio Ballon D’Or.

Cannavaro conseguiu esta distinção com o Real Madrid em 2006, mas sua carreira também foi marcada por passagens pelo Parma, Inter de Milão e Juventus, tendo também representado a “Squadra Azzurra” entre 1997 e 2010.

Bobby Moore | Inglaterra

Entre os anos 50 e 70, Booby Moore fez mais de 800 aparições, incluindo aparições para a seleção inglesa e participações mais notórias em clubes como West Ham e Fulham.

O zagueiro central esteve presente em três Copas do Mundo (62, 66 e 70), sendo o jogador que capitaneou a equipe britânica em seu único título da Copa do Mundo, na edição de 1966, onde enfrentou Portugal.

Possuidor de uma classe tremenda, ele é um dos protótipos de um zagueiro central moderno, tendo morrido muito cedo, em 1993.

Lúcio | Brasil

Lúcio pode não ser um nome consensual nesta lista, no entanto, é inegável a brilhante carreira que o zagueiro central brasileiro teve, especialmente a serviço dos clubes alemães e italianos.

O brasileiro foi um grande destaque nas campanhas europeias conduzidas pela Bayer Leverkusen e Bayern Munique, tendo sido verdadeiramente crucial nas manobras defensivas destas duas equipes.

Ao serviço da seleção brasileira, tornou-se campeão mundial na edição de 2002 desta competição, uma das mais marcantes da história do futebol.

Daniel Passarella | Argentina

Apesar de ser reconhecido como o capitão da equipe argentina que ganhou a infame Copa do Mundo em 1978 e 1986, Daniel Passarella é sem dúvida um jogador com um palmarés muito maior que foi subvalorizado.

Depois de um brilhante início de carreira no River Plate, o argentino viajou para a Europa, onde esteve a serviço da Fiorentina e da Inter de Milão, tornando-se um dos jogadores mais sólidos da Europa e mostrando classe em campo.

A atual IFFHS o considerou um dos melhores jogadores de todos os tempos, colocando-o no segundo melhor time de todos os tempos.

Lucas Oliveira

Lucas Oliveira

Jornalista especializada em apostas esportivas e editora do site.

Se você gosta deste artigo, por favor, compartilhe-o com amigos ou em redes sociais para que mais pessoas possam lê-lo.

Facebook
Twitter
Reddit
WhatsApp
Telegram
Skype

Não pare aqui

Mais para explorar

Veja mais informações: