Estamos cada vez mais perto de saber quem são os melhores jogadores do ano e quem irá receber a distinção da Bola de Ouro em 2024.
Numa cerimónia que se irá realizar no próximo dia 28 de outubro, no mítico Théâtre du Châtelet, em Paris, ainda muitas dúvidas existem sobre quem irá suceder ao argentino Lionel Messi, que recebeu o troféu anterior em 2023.
Estamos assim perante uma comemoração que tem como grandes protagonistas a France Football e a UEFA, que desde 1995 distingue o melhor jogador do mundo da modalidade no ano, tanto no masculino, como no feminino.
História recente da distinção
Nas últimas duas décadas o troféu tem sido claramente dominado por dois nomes em Lionel Messi e no português Cristiano Ronaldo.
O astro argentino é o recordista desta distinção, tendo recebido o troféu por oito ocasiões e sendo o atual detentor do mesmo, muito devido a ter levado a Argentina ao título mundial de seleções no último Campeonato do Mundo.
Cristiano Ronaldo com cinco Bolas de Ouro, é também um dos atletas mais titulados da história do futebol, tendo conseguido esta distinção em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017, sendo assim o segundo jogador com mais troféus arrecadados.
Desde 2008, apenas outros dois jogadores conseguiram levantar o troféu para além dos mencionados anteriormente, tendo sido eles dois jogadores do Real Madrid.
O médio Luka Modric conseguiu o prémio em 2018, enquanto Karim Benzema chegou ao lugar mais alto em 2022, isto antes de rumar à Arábia Saudita, onde atua neste momento ao serviço do Al-Ittihad.
Outras distinções entregues nesta cerimónia
Numa noite recheada de glamour e onde estão presentes os melhores atletas da modalidade, existem outras distinções que também são atribuídas aqueles que se destacaram em outras categorias do futebol.
Para além do Ballon D’Or na categoria masculina e feminina, outro dos troféus mais ambicionados é o Troféu Kopa, que destaca o Melhor Jogador Sub 21 do ano.
Em termos defensivos, o Troféu Yashin destaca o Melhor Guarda-Redes, distinção criada em memória do mítico guardião que atuou na antiga União Soviética.
O Troféu Gerd Muller premeia aquele jogador que apontou mais golos entre clubes e seleção no ano, uma consideração que o português Cristiano Ronaldo já conseguiu por várias vezes.
Também as equipas técnicas merecem o seu destaque, sendo que também ficaremos a saber quem serão considerados os Melhores Treinadores, tanto no masculino, como no feminino.
Sempre interessante é também a distinção do Melhor XI, onde são condecorados os melhores jogadores por posição que estiveram acima da competição durante todo o ano, não só pelo número de título obtidos, mas também pelo que fizeram em campo.
Por último, e não menos importante, o Prémio Sócrates, uma honra concedida aos jogadores que mais se destacaram nas causas sociais e que utilizam as suas plataformas pessoais para incentivar a um mundo melhor.
Lista final de candidatos à Bola de Ouro 2024
Como em todas as temporadas, uma lista dos jogadores mais destacados do ano foi enumerada por especialistas no jogo, sendo que no final apenas 30 nomes são levados a público para a possível distinção.
Este ano, a lista é dominada por um leque de jogadores jovens e que demonstram que o futuro está bem entregue, já que é a primeira vez desde 2008 que nem Cristiano Ronaldo, nem Lionel Messi, marcam presença na lista final.
Vinicius Júnior
Real Madrid | Brasil
Para além de ter ajudado o Real Madrid a conquistar o trigésimo sexto título na Liga Espanhola e o décimo quinto na Liga dos Campeões, Vinicius Júnior mostrou completamente que está a dar o passo em frente rumo ao estrelato.
O atacante brasileiro é um dos jogadores mais irreverentes da atualidade, não só pela sua técnica individual, mas também pela capacidade de finalização, que o levou a marcar alguns dos golos mais importantes dos merengues na última temporada.
É certo que na seleção do Brasil as coisas não têm corrido como é expetável, mas isso não retira o mérito a Vini Jr, que é, provavelmente, o maior candidato a esta distinção.
Erling Haaland
Manchester City | Noruega
O portento norueguês é um dos poucos jogadores da atualidade que é considerado “praticamente imparável” para as defesas contrárias, não só pela sua capacidade física, mas também pelo sangue-frio na finalização.
Apesar da temporada passada não ter sido tão titulada como a anterior, Haaland conseguiu mais um título da Premier League, onde também foi o melhor marcador, apenas tendo sido travado na Liga dos Campeões pela equipa que seria campeã, o Real Madrid.
É certo que a nível de seleções, o norueguês ficará quase sempre a “perder” pelo menor talento que tem à sua volta no seu país (com exceções como Marting Odegaard e Oscar Bobb), no entanto, o mesmo não deverá ser tido em grande consideração no futuro.
Kyllian Mbappé
PSG (Atualmente Real Madrid) | França
O astro francês protagonizou o grande movimento no último mercado de verão ao juntar-se aos espanhóis do Real Madrid, juntando-se a um elenco que já era recheado de estrelas em praticamente todas as posições.
O título da Liga Francesa a que junta a enorme preponderância que tem como capitão nos “Les Bleus” poderão não ser suficientes para receber esta condecoração, pelo menos, por agora.
É inegável o talento do estonteante avançado, sendo que esta troca de ares para Madrid poderá mesmo projetá-lo para uma possível Bola de Ouro nu futuro a curto prazo.
Estes são os restantes nomeados presentes na lista.
– Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra)
– Rúben Dias (Manchester City/Portugal)
– Phil Foden (Manchester City/Inglaterra)
– Federico Valverde (Real Madrid/Uruguai)
– Dibu Martínez (Aston Villa/Argentina)
– Nico Williams (Athletic Bilbao/Espanha)
– Granit Xhaka (Bayer Leverkusen / Suíça)
– Artem Dovbyk (Girona/Ucânia)
– Toni Kroos (Real Madrid/Alemanha)
– Dani Olmo (RB Leipzig/Espanha)
– Florian Wirtz (Bayer Leverkusen/Alemanha)
– Martin Odegaard (Arsenal/Noruega)
– Mats Hummels (Borussia Dortmund/Alemanha)
– Rodri (Manchester City/Espanha)
– Harry Kane (Bayern de Munique/Inglaterra)
– Declan Rice (Arsenal/Inglaterra)
– Vitinha (PSG/Portugal)
– Cole Palmer (Chelsea/Inglaterra)
– Dani Carvajal (Real Madrid/Espanha)
– Lamine Yamal (Barcelona/Espanha)
– Bukayo Saka (Arsenal/Inglaterra)
– Hakan Çalhanoglu (Inter de Milão/Turquia)
– William Saliba (Arsenal/França)
– Lautaro Martínez (Inter de Milão/Argentina)
– Ademola Lookman (Atalanta/Nigéria)
– Antonio Rüdiger (Real Madrid/Alemanha)
– Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen/Espanha)
De mencionar que as probabilidades para esta distinção estão disponíveis em diferentes casas de apostas, por isso, não deixe de consultar plataformas de referência no jogo online como a LSBET, Kikobet e SlottoJAM.