Regras do Futebol: Todos com Fotos e Vídeos

Índice

A enorme influência que o futebol tem no cenário esportivo e social global é inegável, no entanto, nem todos estão cientes da realidade que existe dentro do próprio jogo.

A verdade é que as regras do futebol e todas as questões relativas à arbitragem acabam sendo alguns dos fatores que mais conectam os fãs de futebol, mesmo que seja por causa da incompatibilidade de opiniões que estas geram, na maioria dos casos.

É impossível negar a evolução que o futebol sofreu nas últimas décadas, especialmente no contexto dos árbitros, com a introdução de métodos revolucionários que ajudaram no processo de tomada de decisões a respeito das regras do futebol existentes.

Sistemas como o VAR, tecnologias de linha de gol, entre outros, têm sido fundamentais para ajudar a arbitragem, mas nenhum deles suplantará as regras primordiais pelas quais o futebol é governado em todo o mundo.

Portanto, neste artigo, abordaremos as 17 regras de futebol da FIFA, analisando-as em detalhes e explicando a importância de cada uma delas para o curso do jogo.

Como as Leis do Jogo Surgem

As leis do jogo no futebol, como o conhecemos hoje, evoluíram gradualmente à medida que o esporte cresceu na sociedade, e os primeiros dias do esporte têm pouco ou nada a ver com o que vemos nos estádios.

Desde a invenção do futebol, um tópico que você pode ler mais em detalhes aqui, as leis do jogo se tornaram muito mais complexas, e as primeiras regras eram muito vagas e tinham muitas lacunas.

A primeira versão que mais se assemelhava ao futebol de hoje acabou sendo implementada em 1863, com a Associação de Futebol assumindo todo o crédito pela criação das leis para o jogo, mais notadamente o Ebezener Corb Morley.

Morley, na época secretário geral da Associação Inglesa de Futebol, escreveu o documento que é considerado a grande base do futebol moderno, em um pequeno livro chamado o Livro de Atas da FA.

As conseqüentes reuniões deste organismo do futebol inglês em 1863 acabaram sendo determinantes para o que viria a ser a primeira publicação oficial das leis do jogo no futebol.

Esta seria a primeira publicação a regular os jogos de futebol existentes, e evoluiria em 1865, através da publicação “Bells Life”, onde 14 regras para este esporte foram expostas.

Campo e Elementos do Jogo

O campo e os elementos do jogo são aspectos fundamentais deste esporte, pois sem eles seria impossível ter partidas estruturadas que mantenham o nível de complexidade a que estamos acostumados.

Você pode aprender mais sobre todos estes aspectos do jogo através deste artigo onde revelamos em detalhes tudo desde as dimensões de um campo de futebol até os diferentes espaços que existem dentro da área de jogo.

É importante notar que estes são elementos padronizados para as competições da FIFA, mas pode haver pequenas mudanças dependendo das competições ou federações nas quais estes jogos são inseridos.

17 Regras do Futebol Resumo Infográfico

Você pode ler mais detalhes sobre cada regra mais abaixo neste artigo, após a imagem infográfica.

As regras do infográfico do futebol

1 – O campo de jogo

O campo de jogo é onde toda a magia acontece e, como tal, a FIFA tenta manter a maior singularidade possível em termos de espaço de jogo em todas as suas competições, com apenas pequenas variações que dificilmente afetam a partida.

Em geral, o campo de futebol tem forma retangular e dimensões entre 90 e 120 metros de comprimento, com larguras entre 45 e 90 metros.

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Em jogos internacionais, o campo de futebol tem no máximo 110 metros de comprimento e 75 metros de largura

Entretanto, quando se trata de grandes competições, especialmente jogos internacionais, o campo de futebol acaba tendo regras mais restritas, entre 100 e 110 metros de comprimento, com 64 e 75 metros de largura.

Quanto aos gols, um dos componentes mais importantes do jogo, eles são posicionados nas duas linhas finais do campo.

A distância entre as traves laterais é de 7,32 metros, e a trave superior (comumente conhecida como travessa) é de 2,44 metros de altura.

Este elemento do jogo acabou sendo um que teve ligeiras adaptações para esta temporada nas leis universais do jogo, já que agora os postes e a travessa terão que ter a mesma forma, e podem ser quadrados, retangulares, redondos ou elípticos.

Além disso, existem outras marcas no campo que têm enorme importância para o decorrer do jogo, tais como

  • Círculo de jogo – Círculo desenhado do ponto central do gramado, a 9,15 metros
  • Pequena Área – Espaço delimitado por duas linhas perpendiculares à linha final, com uma distância de 5,50 metros da baliza. Eles também têm 5,50 metros de comprimento, com uma linha que os une.
  • Área Grande – Muito semelhante à área pequena, a grande diferença está nas medidas, pois está a 16,50 metros de distância do poste de gol e 16,50 metros de comprimento, com uma linha unindo-os.
  • Marca de pênalti – Usada para esta regra, está localizada dentro da área de pênalti e é um ponto posicionado centralmente em relação ao gol, a 11 metros da linha de gol.
  • Marcadores de canto – Estes são os quatro cantos existentes no campo, que são marcados com quatro bandeiras com uma altura mínima de 1,5 metros. A partir desta bandeira, são marcados arcos com um raio de 1 metro, onde a bola pode ser colocada em qualquer espaço para a marcação desta regra.

2 – A Bola

A bola de jogo acaba sendo o elemento crucial para este esporte, pois sem ela seria impossível praticar.

Embora tenha tido qualidades e medidas diferentes, atualmente existem características que predominam e devem ser inerentes a todas as bolas de jogo.

  • Elas devem ser redondas
  • Feito de material resistente
  • Com uma circunferência entre 68 e 70 centímetros
  • Devem pesar entre 410 e 450 gramas no início do jogo
  • Ter pressão de ar igual a 600-1.100g/cm2

Todas as bolas devem ser testadas antes do início do jogo e cumprir as regras descritas no Programa de Qualificação de Bolas da FIFA, seguindo todas as especificações mencionadas acima.

As bolas não podem ter qualquer tipo de publicidade, a não ser em relação à competição em que são utilizadas e ao fornecedor oficial de bolas para o evento.

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Bola do Qatar, FIFA 2022

Se uma bola defeituosa existir, ela poderá ser substituída durante o decorrer do jogo, e se tal defeito for encontrado com a bola dentro das quatro linhas, uma bola moída determinará quem retém a posse da bola.

3 – Os Jogadores

O jogo é composto por duas equipes, que podem ter no máximo 11 jogadores em campo ao mesmo tempo, um dos quais deve ser necessariamente um Goalkeeper.

Uma equipe deve ter pelo menos 7 jogadores em campo para que a partida comece ou termine, e se isso não acontecer, a partida é considerada terminada.

Com relação às substituições, uma das mais recentes mudanças no futebol mundial, cada equipe terá um máximo de cinco substituições e o número mínimo pode mudar dependendo da competição em que o jogo estiver sendo disputado.

Cada equipe pode fazer suas próprias substituições se tiver jogadores disponíveis, e se o jogo estiver em tempo extra, em algumas competições, mais uma substituição poderá ser adicionada.

Ao utilizar todas as substituições, se um jogador for expulso ou acabar com uma lesão que o impeça de competir, o time deve continuar o jogo com uma unidade a menos no campo.

Antes do início do jogo, todas as equipes devem nomear um capitão, que será o mais responsável por se comunicar com a equipe de arbitragem em campo sobre várias situações e por manter o comportamento de seus companheiros de equipe.

4 – O equipamento do jogo

O equipamento de jogo é também uma parte fundamental deste esporte, especialmente para a distinção das equipes e a segurança dos jogadores.

Estes equipamentos são compostos por uma camisa (que pode ser de manga curta ou longa, com um número nas costas), calções, meias com caneleiras dentro, e botas.

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Em nenhum momento um atleta pode usar adereços que não sejam elementares para o jogo, como colares, pulseiras, brincos, etc.

Entretanto, eles podem usar elementos que os protejam, tais como, por exemplo, fita adesiva, meias extras na cor do equipamento, protetores bucais ou peças baixas e palmilhas dentro das botas.

Quanto às cores, as equipes devem usar cores que as diferenciem claramente em campo, e os goleiros devem usar equipamentos que também as diferenciem dos jogadores de campo.

Todos os equipamentos adjacentes que podem ser utilizados (proteções térmicas, meias de compressão, etc.) devem ser da cor do equipamento que utilizam, para manter a consistência e distinção entre as equipes.

Além disso, os atletas podem usar elementos de monitoramento que são aceitos pelas regras da competição, mas estes não devem ser visíveis no equipamento do jogo.

A publicidade no equipamento pode ser usada, mas cada competição tem suas próprias especificidades em relação a este uso.

5 – O Árbitro

Todos os jogos têm um árbitro principal, que será o máximo responsável pela aplicação de todas as regras do jogo e será o elemento que tomará as decisões finais sobre todos os lances.

As decisões tomadas pelo árbitro levam em conta as regras atuais da competição e devem estar em constante cooperação com os outros árbitros dos jogos.

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Infográfico mostrando todos os sinais dos árbitros de futebol
Sinais de árbitro de futebol

Outro fator que torna a presença do árbitro importante é que ele é responsável pelo tempo de jogo, por acompanhar todas as situações existentes e por informar sobre todas as questões disciplinares ou extra-jogo que possam existir.

O árbitro também tem um papel fundamental no que é considerado a “lei da vantagem”, deixando o jogo se desenrolar em determinadas situações para o benefício da equipe que está atacando.

As ações disciplinares são todas tomadas pelo árbitro principal, já que ele é o único que tem elementos (cartões) que pode usar na amostragem dos outros jogadores do jogo, no entanto, ele pode receber indicações dos outros juízes.

Por último, mas não menos importante, o árbitro tem a discrição quanto às lesões existentes, podendo chamar a equipe médica para o campo e exigir a interrupção do jogo, de acordo com as regras estabelecidas.

6 – Os Outros Juízes de Jogo

As equipes de arbitragem também são compostas por outros juízes de partida, que têm uma enorme preponderância no decorrer da partida, de acordo com as regras básicas estabelecidas pela FIFA.

  • Dois árbitros assistentes (chamados juízes de linha)
  • Quarto árbitro
  • Dois árbitros assistentes adicionais
  • Árbitro assistente de reserva
  • Árbitro assistente de vídeo (VAR)
  • Árbitro assistente de vídeo (AVAR)

Todos esses elementos agem de acordo com as ordens do árbitro principal nomeado para a partida, e devem auxiliar o árbitro nas decisões onde ele tem as melhores perspectivas.

Árbitros assistentes

  • Indicando se a bola saiu completamente e qual equipe tem o direito de posse
  • Penalização de um jogador em impedimento
  • Substituição necessária
  • Se o goleiro se mexer antes de um pênalti ser cobrado

Quarto funcionário

  • Supervisão de substituições
  • Verificação do equipamento dos jogadores
  • Aprovação de um jogador para reentrar no campo
  • Confira as bolas do jogo
  • Indicar o tempo adicional que o árbitro concedeu para o jogo
  • Informar o árbitro principal sobre os comportamentos dos órgãos técnicos

Assistentes adicionais de árbitros

  • Indicar se a bola passou completamente por cima da linha de gol
  • Qual equipe deve ter um chute de canto ou um chute de meta
  • Se o goleiro se moveu antes de um pênalti ser cobrado

Árbitro assistente de reserva

  • Substituir um dos árbitros se ele não for capaz de prosseguir com suas funções

Árbitro assistente de vídeo (VAR & AVAR)

  • Verificação da transmissão em tempo real da partida nos monitores
  • Manter um registro de todos os incidentes VAR
  • Auxiliar o árbitro principal em certas situações
  • Comunicar e registrar tempo ou informações perdidas enquanto o árbitro verifica um lançamento no monitor
Sala de monitoramento VAR de futebol

7 – A duração do jogo

Uma partida terá a duração oficial de duas partes de 45 minutos, que poderá ser reduzida de acordo com as competições existentes ou uma decisão entre o árbitro e as duas equipes.

Entre cada metade, há um intervalo de 15 minutos no qual ambas as equipes podem se retirar para o vestiário para receber instruções de seus treinadores.

O tempo extra será determinado pelo árbitro chefe com a ajuda dos juízes assistentes do jogo, levando em conta aspectos como substituições, tempo deliberadamente perdido, sanções disciplinares, entre outros.

Em certas competições, se o tempo extra for necessário, ele deverá durar 15 minutos, com um minuto para troca de equipe entre a primeira e a segunda metade desse tempo extra.

8 – O Início e Reinício da Partida

Um pontapé inicial no círculo central será sempre a maneira de começar o jogo nas duas partes existentes, e os chutes livres, pênaltis, chutes laterais, chutes a gol e cantos são outras maneiras de reiniciar o jogo.

Quem ganhar a “moeda ao ar” pode escolher se começa o jogo com a bola ou escolhe o lado do campo, e no pontapé inicial todos os membros da equipe devem estar no lado escolhido do campo de jogo.

Uma das especificidades do jogo é a “bola no ar”, onde o árbitro deixa cair a bola na frente de um dos jogadores da equipe que tocou a bola pela última vez, dando-lhe assim o poder de decidir o que fazer.

9 – Bola dentro e fora de jogo

A bola está em jogo sempre que está em movimento de acordo com as regras dentro das quatro linhas, quando atinge um poste ou uma bandeira e quando toca um oficial de jogo, mas o time atacante não se beneficia dela.

Em termos gerais, a bola está fora de jogo quando:

  • Quando a bola cruza a linha do gol ou as linhas laterais/final, seja pelo chão ou pelo ar
  • A bola foi parada pelo árbitro
  • A bola toca um oficial da partida e o ataque se beneficia de tal movimento, entra no gol ou muda deliberadamente de posse

10 – Determinação do resultado da partida

O resultado da partida é determinado pelo número de gols marcados pelas duas equipes durante o jogo, quem conseguir marcar mais gols no gol do adversário – ganha!

Um gol marcado é legal quando a bola passa completamente sobre a linha de gol e quando não há nenhuma infração que possa resultar em seu cancelamento.

Em situações mais específicas em certas competições, o vencedor da partida pode ser determinado pelas regras de gols em casa e fora (em sistema de nocaute) ou por pênaltis.

11 – O Fora de Jogo

Fora de campo é um dos temas mais falados no futebol, e antes da introdução do VAR, era também o mais controverso no esporte.

Um jogador está fora de jogo quando qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés está no meio de campo ofensivo à frente de todos os adversários e está mais próximo da linha de gol do que a bola e o penúltimo jogador.

Há algumas exceções onde não será considerado um impedimento, como em um passe feito para trás em relação à linha da bola ou se simplesmente o jogador em uma posição irregular não tomar o arremesso, interferir ou se beneficiar dele.

Não há impedimentos em situações muito específicas, tais como cantos, arremessos da linha lateral e chutes a gol.

12 – Faltas e má conduta

A questão das faltas e má conduta é provavelmente uma das mais complexas que existe no esporte, e sempre que há uma infração por parte de um jogador, uma das seguintes situações pode ocorrer.

  • Chute livre direto
  • Pontapé livre indireto
  • Pena

Qualquer conduta anti-desportiva dentro ou fora do campo pode resultar em um jogador ou membro técnico da equipe sendo punido com cartões amarelos ou vermelhos.

Cartões vermelhos podem ser mostrados por acumulação de dois cartões amarelos ou, se a infração for considerada grave, através de um cartão vermelho reto.

13 – Chute livre

Os chutes livres são uma conseqüência de uma infração e podem ser limitados a chutes livres diretos e indiretos, ambos com características diferentes.

Chute Livre Direto

  • Cobranças excessivas
  • Saltos apoiados sobre o adversário
  • Pontapés e empurrões
  • Abordagem ou entradas baixas
  • Manuseio da bola

Pontapés livres indiretos

  • Manipulações perigosas
  • Impedimentos ao progresso sem contato
  • Linguagem abusiva para com os jogadores
  • Evitando que o goleiro jogue a bola com as mãos na área
  • Atrasando o goleiro com o pé quando ele agarra a bola na área

A decisão é tomada pelo árbitro chefe, no entanto, estes tipos de infrações também podem ser relatadas com a assistência dos outros juízes do jogo.

14 – Pontapés de pênalti

Um pênalti é cobrado quando a equipe defensora comete uma infração grave dentro de sua área de penalidade, e há inúmeras situações em que isso pode acontecer.

Assim, em linhas gerais, a bola é colocada no ponto específico 11 metros do gol, onde um jogador pode ter a oportunidade de marcar um gol somente com o goleiro na sua frente e com todos os outros jogadores fora da área de pênalti.

O goleiro não pode avançar além da linha de gol antes que o adversário chute, e os outros não podem entrar na área de pênalti antes do momento acontecer.

Um pênalti não precisa necessariamente ser chutado no gol, com um toque de bola para frente dando a oportunidade para qualquer jogador atacante marcar.

15 – Arremesso pela linha lateral

Um lançamento da linha lateral é sinalizado a favor do adversário do último jogador a tocar a bola no campo de jogo, depois de ter passado completamente ao longo de uma das linhas laterais, pelo chão ou pelo ar.

Esta é a única situação em que um jogador de campo pode usar suas mãos para ter contato com a bola sem cometer uma infração, e não pode ser marcado diretamente no gol do adversário.

Assim que a bola passa a linha lateral em direção à área de jogo, o jogo recomeça e todas as ações podem ser tomadas.

16 – Chute a gol

Um chute a gol é sinalizado quando a bola passa completamente por uma das linhas finais, seja pelo chão ou pelo ar, e o último jogador a tocá-la foi um dos atacantes.

Através deste chute, um gol pode ser marcado no gol adversário, mas se acontecer no próprio gol, um chute de escanteio será concedido em favor do time adversário.

Os chutes de gol devem necessariamente ser feitos dentro da pequena área, por qualquer jogador, e a bola deve necessariamente estar estacionária antes de ser tomada.

17 – pontapé de canto

Um chute de canto é feito quando a bola passa por cima de uma das linhas finais, seja no chão ou pelo ar, e o último jogador a tocá-la foi um dos defensores.

Foto de um pontapé de canto

A bola deve ser colocada no arco que é marcado com uma bandeira, e a bola deve estar em jogo quando o chute é dado.

Neste caso, a bola está em jogo quando é tocada pelo atacante, e os defensores devem estar a 9,15 metros de distância do arco onde a bola é colocada.

VAR

Árbitro de futebol olhando para a tela VAR
Árbitro de futebol olhando para a tela VAR

A introdução do VAR, embora não seja considerada como uma das leis fundamentais do jogo, é um dos princípios e filosofias associadas ao futebol de hoje, geralmente e quase sempre adotado nas maiores competições do mundo.

O VAR acaba sendo uma ajuda oficial à equipe de arbitragem, sendo o acesso às imagens nos monitores do estande a avaliação do árbitro assistente (VAR), do assistente do árbitro assistente (AVAR), e do operador de replay (OR).

Pode ter influência se não houver “erro claro e óbvio” ou se “algum incidente grave” tiver passado pela equipe de arbitragem presente no campo, e será aplicado nas seguintes situações:

  • Objetivo ou não
  • Pena ou não
  • Vermelho direto (Nunca acúmulo de amarelos)
  • Identificação errada (Quando o árbitro admoesta o jogador incorreto)

Você pode encontrar mais informações sobre o que significa VAR e toda sua história, onde entramos em detalhes sobre este protocolo que trouxe mais justiça ao futebol mundial.

Se você estiver interessado em saber mais sobre o início do esporte, você também pode consultar o artigo sobre quem criou o futebol, onde abordamos brevemente todo este assunto.

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