A Liga Conferência 2024/2025 está prestes a iniciar, numa nova edição que irá contar com um representante português à procura de um título cada vez mais ambicionado no calendário do futebol europeu.
Os gregos do Olympiacos conseguiram o título na edição anterior, numa final verdadeiramente apoteótica, que ficou marcada por um golo já no prolongamento, fazendo com que os helénicos levantassem o seu primeiro troféu europeu da história.
Neste artigo ficará a conhecer todo o percurso do Vitória SC neste novo formato competitivo e quais os jogos mais interessantes a acompanhar, num torneio que promete muitas surpresas e, de certeza, uma nova equipa a ser coroada campeã.
Novo sistema de disputa para esta temporada
O novo sistema de disputa da Liga Europa conta com 36 equipas, sendo que todos os emblemas irão realizar seis jogos numa fase de Liga, onde todos os encontros contam para a fase seguinte da competição.
São quatro jogos em casa e quatro jogos fora, onde as oito equipas com mais pontos irão se qualificar diretamente para a fase seguinte desta competição, enquanto os classificados entre o 9.º e 24.º postos irão disputar em si as restantes vagas dos Oitavos de Final.
As restantes equipas irão terminar a sua passagem pelas competições europeias esta temporada, mas sempre com uma maior experiência e com um número superior de jogos acumulados.
Jogos das equipas portuguesas nesta fase de Liga
Nesta edição da Liga Conferência, Portugal conta apenas com um representante, sendo ele o Vitória SC, que, na temporada anterior, foi eliminado na fase de qualificação.
Agora, com novas ambições para esta competição, o grande objetivo será mesmo a passagem nos oito primeiros lugares, sendo que uma presença nos playoffs também seria um passo positivo para o conjunto da região do Minho.
Vitória SC
Vitória SC x Celje
Curiosamente o Vitória SC inicia a sua caminhada com a receção aos eslovenos do Celje, uma equipa que encontraram na fase de qualificação da temporada passada.
A jogar em casa e com muito mais talento no seu plantel, este não deverá ser um jogo tão equilibrado como vimos nas duas partidas da eliminatória de qualificação para a Liga Conferência no ano transato.
Djurgarden x Vitória SC
Os suecos estão a realizar uma excelente temporada na Allsvenskan, o seu campeonato interno, e deverão ser um osso duro de roer para os vimaranenses.
Jogar nos países escandinavos nunca é tarefa fácil, sobretudo com as condições climatéricas a favorecerem a equipa da casa, neste contexto.
Vitória SC x Mladá Boleslav
A equipa checa está a realizar um péssimo início de campanha a nível interno e certamente que sentirá muitas dificuldades nesta deslocação à cidade berço.
O Vitória SC tem aqui mais uma excelente oportunidade de somar pontos em frente ao seu público, o que pode ser muito importante para a classificação final.
Astana x Vitória SC
O conjunto cazaque tem sido um adversário frequente das equipas portuguesas, não na Liga Conferência, mas em competições de maior destaque.
Sendo esta a maior viagem que os portugueses terão no seu calendário, o jogo pode se tornar complicado fora de portas, sendo este de importância máxima.
St. Gallen x Vitória SC
A liga suíça tem se tornado cada vez mais competitiva nos últimos anos, sobretudo devido à maior afluência de jogadores internacionais para este campeonato.
Os portugueses terão de estar preparados para um ambiente que tem complicado as contas a muitas equipas no passado e onde apenas a vitória importa.
Vitória SC x Fiorentina
Para a última partida, que se espera que não seja decisiva, fica, provavelmente, o jogo mais complicado nesta fase de Liga, na receção aos italianos da Fiorentina.
Os vice-campeões em título chegam com expetativas ambições para esta edição e serão, certamente, o adversário a ter em maior consideração por parte dos “conquistadores”.
Análise dos matchups mais interessantes
O grande destaque desta fase de Liga para o Vitória SC fica claramente guardado para a última ronda, onde irão defrontar um dos mais sérios candidatos ao título na Fiorentina, onde se espera que tudo já esteja resolvido para os portugueses.
A equipa italiana é um emblema histórico do futebol europeu, mas ainda procura estabelecer-se nestas competições, após ter passado por cerca de uma década com graves problemas financeiros e que os fizeram cair de nível.
Destaque também para a viagem até ao Cazaquistão, não por defrontarem um crónico candidato ao título, mas sim por encontrarem uma equipa com vasta experiência europeia e que tem marcado presença na Liga dos Campeões, pelo menos na fase de grupos.
Esta é a maior deslocação que os portugueses poderiam ter no seu calendário europeu, o que pode tornar tudo mais complicado, já que pela frente terão uma equipa aguerrida e que conta sempre com atletas internacionais à procura de dar o salto nos grandes palcos.
Maiores candidatos ao título nesta competição
Como em todas as edições, existem emblemas históricos que marcam presença nesta que é a mais recente competição europeia sobre a alçada da UEFA.
Assim sendo, estes são os clubes que mais se destacam naquilo que achamos que podem ser os candidatos ao título da Liga Conferência.
Chelsea
Os ingleses são uma equipa “perdida” nesta competição, tanto que, nesta fase de grupos, nem inscreveram alguns dos seus melhores jogadores.
Pode parecer um pouco presunçoso por parte da equipa londrina, mas a verdade é que num plantel com tantas soluções, será importante gerir o desgaste da melhor possível nesta competição.
Estes são, sem dúvida alguma, os maiores candidatos ao título nesta edição da Liga Conferência, no entanto, não basta serem no papel, também terão de o demonstrar em campo, já que os milhões…. Esses estão lá!
Fiorentina
Tal como referimos anteriormente, os italianos chegaram à final desta competição na edição anterior, apenas tendo sido travados pelo Olympiacos no jogo decisivo.
Agora, com aspirações renovadas e com mais soluções no plantel, a Fiorentina volta a ser um dos candidatos ao título, algo que já assumiram publicamente, naquele que pode ser o seu “primeiro passo” numa remontada europeia.
Real Betis
Apesar de não ser um conjunto com grande história em competições europeias, o Real Bétis tem aqui uma excelente oportunidade de demonstrar todo o seu potencial e poder causar algumas surpresas na Liga Conferência.
A competição na La Liga é extremamente forte e conta com um calendário, por vezes, congestionado, contudo, esta deverá ser uma prioridade para o emblema espanhol.
É evidente o talento existente no plantel da equipa sevilhana, mas serão estes capazes de demonstrar o mesmo em jogos de grande pressão quando entramos nos jogos decisivos?
Acompanhe estas partidas com as análises detalhadas da Apostapedia e não deixe de realizar os seus palpites nestes e outros jogos em plataformas como a LSBET, Kikobet e SlottoJam.