A Liga das Nações UEFA está a entrar na sua fase decisiva, sendo que algumas das promoções e descidas já foram confirmadas, enquanto as equipas de playoffs se preparam para os jogos mais importantes.
Os espanhóis, atuais detentores do título após bateram a Croácia na edição anterior, são novamente os maiores candidatos a levantar o troféu, no entanto, esta é uma competição onde nenhuma equipa conseguiu repetir a façanha por duas vezes.
Muito ainda há por jogar nesta edição da competição, sendo que os jogos mais importantes da Liga das Nações UEFA reiniciam em março e prometem partidas de grande qualidade.
Liga A – Caos organizado confirmou favoritos
Apesar de muito se ter decidido nas últimas jornadas desta fase de grupos, a verdade é que a maioria dos candidatos ao título conseguiram avançar para os jogos a eliminar, muitas delas fazendo das “tripas coração” para chegar a esta fase decisiva.
No Grupo 1, Portugal destacou-se como a equipa mais dominante destas quatro seleções, não tendo perdido qualquer jogo e apenas concedido dois empates.
A Croácia foi a segunda equipa a se apurar para os Quartos de Final da competição, enquanto a Escócia terá de disputar uns playoffs para não ser relegada para a Liga B.
Quem já está relegado é mesmo a Polónia que, com apenas quatro pontos somados, são assim despromovidos para a Liga B.
O Grupo 2 teve um claro domínio de duas seleções, com França e Itália a finalizarem a sua prestação em igualdade pontual, mas os italianos com uma melhor diferença de golos.
Bélgica e Israel também terminaram a fase de grupos em igualdade pontual, com os belgas a terem de disputar os playoffs, enquanto os israelitas já foram despromovidos.
A Alemanha dominou o Grupo 3 com 14 pontos, bem secundada pelos Países Baixos, que conseguiram a qualificação com duas jornadas por disputar.
Os húngaros lutaram com o que conseguiam, mas terão de realizar uns playoffs para não serem despromovidos, enquanto a Bósnia e Herzegovina marcará presença na Liga B.
Por último, o Grupo 4 foi totalmente dominado pelos atuais campeões em título na Espanha, sendo estes acompanhados pela Dinamarca para a fase seguinte.
A seleção da Sérvia ficou remetida para os playoffs da competição em busca da manutenção, enquanto a Suíça teve uma prestação paupérrima na fase de grupos.
Liga B – Luta heroica pela ascensão aos grupos de elite
Na Liga B, quatro seleções já garantiram a presença na Liga A na próxima edição desta competição, sendo elas a República Checa, Inglaterra, Noruega e País de Gales.
O Grupo 1 foi marcada por um enorme equilíbrio, tendo tudo sido decidido na última jornada, assim com a Ucrânia e Geórgia para os playoffs e a Albânia como seleção relegada para a Liga C da competição.
A Grécia deu uma grande réplica à Inglaterra no Grupo 2, no entanto, irá marcar presença nos playoffs, onde a Irlanda também irá para tentar a manutenção. Os finlandeses, por sua parte, irão descer de liga na próxima edição.
Com uma vitória na última jornada, os noruegueses arrumaram a Áustria para os playoffs, onde terão a companhia da Eslovénia (neste caso em busca da manutenção), algo que o Cazaquistão não conseguiu evitar.
O Grupo 4, também decidido na última jornada, colocou os turcos nos playoffs de subida, enquanto a Islândia irá para os de manutenção, um destino pelo qual a seleção de Montenegro não irá conseguir lutar.
Liga C – Favoritos garantiram lugar no topo
A Liga C “restabeleceu” a normalidade nesta competição, com os favoritos na Suécia, Roménia, Irlanda do Norte e Macedónia do Norte, a serem promovidos para a Liga B.
Eslováquia, Kosovo, Bulgária e Arménia, irão marcar presença nos playoffs de subida, tendo de defrontar os terceiros classificados da Liga B, em eliminatórias a duas voltas.
A Letónia e o Luxemburgo conseguiram a manutenção apesar de terem terminado a fase de grupos no quarto posto do seu respetivo grupo, tendo eliminado, devido à diferença pontual, as seleções do Azerbaijão e da Lituânia.
Os lituanos foram mesmo a única equipa em toda a competição que não conseguiu somar qualquer ponto, tendo sido despromovidos para a liga mais baixa nesta Liga das Nações UEFA.
Liga D – San Marino entra na história
E como o futebol é feito de histórias bonitas, duas equipas conseguiram a promoção para a Liga C da Liga das Nações UEFA, sendo elas San Marino e Moldávia.
Quando falamos de San Marino, é importante recordar que estamos perante um conjunto que esteve mais de 20 anos sem vencer um jogo oficial, tendo conseguido duas vitórias nesta competição e, assim, conseguido um feito histórico para esta nação.
A Moldávia era o crónico favorito a avançar no Grupo 2, sendo que os moldavos conseguiram três vitórias e sofreram apenas uma derrota nos quatro jogos que realizaram nesta fase de grupos.
Gibraltar e Malta também conseguiram um lugar nos playoffs de promoção, mas estas são duas nações que não terão tarefa fácil, mesmo com países como a Lituânia e Azerbaijão que tiveram prestações menos positivas na Liga C.
Liechtenstein e Andorra são, devido à sua classificação final, as piores equipas da Europa nesta competição, sendo que nenhuma delas conseguiu sequer um triunfo nesta fase de grupos.
Playoffs para decidir o título
Os Quartos de Final desta Liga das Nações UEFA já estão definidos e contam com embates verdadeiramente emocionantes em eliminatórias que serão decididas a dois jogos.
Itália e Alemanha reencontram-se nos grandes palcos europeus, numa batalha entre duas seleções que se encontram em franca reconstrução, mas sempre à procura de serem candidatos ao título em todas as competições.
Naquele que é considerado o jogo com um “claro favorito”, Portugal irá defrontar a Dinamarca, sendo que a seleção que deverá continuar a ser capitaneada por Cristiano Ronaldo parte com grande favoritismo relativamente aos dinamarqueses.
Países Baixos e Espanha prometem uma das eliminatórias mais equilibradas deste Quartos de Final, com os atuais campeões em título a tentarem derrubar um adversário que marcou presença na primeira final desta competição.
Por fim, e não menos importante, Croácia e França entrarão em campo para mais uma batalha de titãs, naquela que poderá ser mesmo a “última dança” do maestro Luka Modric ao serviço da seleção dos Balcãs.
Os cruzamentos para as Meias Finais também já estão definidos, sendo que o vencedor do Itália-Alemanha irá cruzar com a equipa que avance do Dinamarca-Portugal.
Na outra Meia Final, o vencedor do matchup entre Países Baixos e Espanha irá defrontar quem vencer entre a Croácia e França, naquela que muitos acreditam poder ser a “final antecipada” desta competição.
Estes jogos estarão disponíveis nas plataformas da LSBET, Kikobet e SlottoJAM, sendo que poderá consultar os prognósticos para estas partidas aqui, no Apostapedia.