A edição deste ano do sorteio da Liga Europa trouxe várias surpresas, com algumas das melhores equipas da competição a serem verdadeiramente testadas logo na fase de grupos em busca do tão ambicionado título.
O Sevilla, atual detentor do título na Liga Europa, garantiu automaticamente a presença na Liga dos Campeões, contudo, se ficarem na terceira posição do seu grupo, poderão muito bem voltar a esta competição e tentar triunfos consecutivos.
No entanto, se retirarmos essa especulação, existem alguns “gigantes europeus” que marcam presença na edição deste ano, com especial destaque para o Liverpool, Roma e West Ham, tudo emblemas que conseguiram títulos europeus recentemente.
Sendo esta mais uma competição em que o Apostapedia aponta as suas baterias, não perca os melhores palpites para esta competição, consultando os nossos prognósticos Liga Europa, um espaço criando em exclusivo para o acompanhar durante todo o torneio.
Grupo A
West Ham (Inglaterra)
Olympiacos (Grécia)
Freiburg (Alemanha)
TSC Backa Topola (Sérvia)
O grande destaque deste grupo vai mesmo para os atuais campeões da Liga Conferência Europa, os ingleses do West Ham, que chegam a esta competição com ambições de chegar longe e manter os bons desempenhos provenientes da temporada anterior.
Os gregos do Olympiacos partem com ambições de lutar pelo posto cimeiro da classificação, contudo, a tarefa não será nada fácil, sobretudo com um adversário “surpresa” como o Freiburg, que chega de uma bela temporada na Bundesliga alemã.
Após terem sido eliminados na qualificação para a Liga dos Campeões, os sérvios do Backa Topola entram também nesta fase de grupos, sendo que o grande objetivo deverá ser incomodar os candidatos a avançar.
Grupo B
Ajax (Países Baixos)
Marseille (França)
Brighton & Hove Albion (Inglaterra)
AEK Atenas (Grécia)
O Grupo B fica marcado por ser um dos mais equilibrados da competição, com qualquer equipa com verdadeiras ambições em avançar para a fase seguinte e onde se esperam algumas surpresas logo desde início.
Com um historial mais recente de Liga dos Campeões, Ajax e Marseille deverão ser os maiores candidatos ao topo da classificação, no entanto, é importante ter em consideração o fator “surpresa” nos ingleses do Brighton e nos gregos do AEK.
O Brighton garantiu uma das contratações mais sonantes neste fecho de mercado com a chegada de Ansu Fati, enquanto o AEK procura mostrar o porquê de ter garantido o título na Superliga Grega do ano transato.
Grupo C
Rangers (Escócia)
Real Betis (Espanha)
Sparta Praga (República Checa)
Aris Limassol (Chipre)
Apesar de terem ficado num pote de equipas mais “condecoradas”, a tarefa dos escoceses do Ranger não será nada fácil, já que pela frente terão um adversário de luxo nos espanhóis do Real Betis Balompié.
A luta pelo lugar de acesso direto deverá partir entre estas duas equipas, já que existe um claro défice de talento em relação aos dois adversários seguintes.
Sparta Praga e Aris Limassol até são presenças regulares nas competitivas europeias, no entanto, é importante ser realista relativamente aos objetivos destes dois emblemas, já que estes estão um nível ligeiramente abaixo dos anteriormente mencionados.
Grupo D
Atalanta (Itália)
Sporting (Portugal)
Sturm Graz (Áustria)
Rakow Czestochowa (Polónia)
O Sporting será o único representante português nesta fase de grupos da Liga Europa, num grupo em que o grande adversário dos comandados de Rúben Amorim será mesmo a Atalanta, proveniente da Série A Italiana.
Ambas as equipas têm marcado presença de forma frequente na Liga dos Campeões, contudo, nesta edição, vêm-se relegadas para esta competição onde deverão batalhar pelo primeiro posto do grupo.
Apesar de contar com algum histórico europeu, o Sturm Graz não é a mesma equipa de outras paragens, sendo que os austríacos deverão tentar incomodar os crónicos favoritos, um pouco à semelhança do “desconhecido” da Polónia, Rakow Czestochowa.
Grupo E
Liverpool (Inglaterra)
Lask Linz (Áustria)
Union Saint-Gilloise (Bélgica)
Toulouse (França)
O Grupo E tem um claro favorito ao primeiro posto da classificação nos ingleses do Liverpool, que se viram relegados para esta competição devido aos desempenhos menos conseguidos no ano anterior na Premier League.
O que será verdadeiramente interessante de ver é a luta pelo segundo posto que dá acesso aos play-offs com um conjunto vindo da Liga dos Campeões, sendo que qualquer uma destas três equipas está habilitada a avançar para esta fase.
É possível que possamos atribuir um ligeiro favoritismo ao Saint-Gilloise por aquilo que os belgas fizeram na temporada passada, contudo, a luta deverá estar em aberto.
Grupo F
Villarreal (Espanha)
Stade Rennais (França)
Maccabi Haifa (Israel)
Panathinaikos (Grécia)
Chegamos então ao Grupo F, um grupo que fica marcado também pelo equilíbrio, já que qualquer equipa poderá avançar para a fase seguinte desta competição.
Os espanhóis do Villarreal são a equipa mais capacitada para finalizar no topo da classificação, no entanto, a ascensão recente do Stade Rennais poderá complicar as contas no que toca ao primeiro lugar.
Maccabi Haifa e Panathinaikos, ambas equipas que estiveram nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, não são adversários a deixar de parte, sobretudo pelo histórico que estas têm nas competições europeias.
Grupo G
AS Roma (Itália)
Slavia Praga (República Checa)
Sheriff Tiraspol (Moldávia)
Servette (Suíça)
O conjunto orientado por José Mourinho é, de longe, o grande candidato a ficar no primeiro lugar deste Grupo G, ainda mais após ter garantido um dos melhores reforços deste verão, com a chegada de Romelu Lukaku.
As restantes equipas têm aqui um adversário de luxo na luta pela primeira posição, o que deverá tornar a luta mais intensa pelo lugar de acesso aos play-off, com um ligeiro destaque para os moldavos do Sheriff Tiraspol e aquilo que têm feito na Liga dos Campeões.
Slavia Praga e Servette são velhos conhecidos destas competições, no entanto, será muito difícil prever o que poderão aportar estes emblemas antes da fase de grupos começar.
Grupo H
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Qarabag (Azerbaijão)
Molde FK (Noruega)
BK Hacken (Suécia)
O último grupo deste sorteio ditou a presença do Bayer Leverkusen como o grande cabeça de série, sendo que os alemães são a equipa em maior destaque para avançar diretamente para os Oitavos de Final.
A representar a Noruega, o Molde volta a marcar presença nesta competição, bem acompanhado do Qarabag que domina as competições internas azeris, mas sem grande expressão a nível europeu.
Uma das surpresas desta competição está no BK Hacken da Suécia, que conseguiram um título inédito no seu país e procura aqui criar verdadeiros problemas aos seus adversários na luta pelo apuramento.
Para ficar a conhecer tudo sobre esta edição e todo o funcionamento da competição, não deixe de consultar o Guia Completo da Liga Europa, onde levamos ao pormenor esta que é a segunda melhor competição do mundo de clubes no velho continente.