A edição deste ano da Liga Europa promete ser uma das mais competitivas da última década, não só pelo novo formato, mas também pelas equipas que entrarão em campo.
Os italianos da Atalanta são os atuais campeões em título, tendo conseguido o seu primeiro título histórico numa final completamente impensável frente ao Bayer Leverkusen.
O novo formato marca esta temporada 2024/2025 com 36 dos melhores clubes da Europa à procura de subir ao lugar mais alto do pódio.
Não perca toda a competição com a Apostapedia e acompanhe-nos nesta guia detalhado sobre a 53ª edição da Liga Europa.
Como funciona o novo formato da Liga Europa?
Esta edição da Liga Europa conta exatamente com as mesmas diferenças da Champions League, existindo o acréscimo de quatro equipas de 32 para 36, com uma mudança de sistema para uma fase de Liga única.
Neste novo formato, todos os emblemas presentes na fase de Liga irão disputar 8 encontros contra oito equipas distintas (quatro na condição de visitante e quatro como visitado), ao invés das seis que existia (em que jogavam duas vezes frente ao mesmo clube).
As equipas que terminarem nos oito primeiros lugares da fase de Liga garantem acesso direito aos Oitavos de Final da Liga Europa, sendo que as restantes equipas da nova à vigésima quarta posição terão de disputar um play off a duas mãos, para ver quem avança.
Eliminatórias de acesso a esta competição
As eliminatórias de qualificação para esta edição da Liga da Europa começaram a 11 de julho, com a primeira pré-eliminatória disputada a dois jogos, onde 12 equipas entraram em campo para avançar na competição.
A seguir, iniciou a segunda pré-eliminatória com o primeiro jogo a ser disputado a 25 de julho onde 12 equipas estiveram em disputa por um lugar na fase seguinte e outras 6 também tiveram hipótese de batalhar pela vitória na ronda anterior.
A terceira pré-eliminatória teve os seus primeiros encontros a 8 de agosto, onde 12 equipas eliminadas da Liga dos Campeões tiveram a oportunidade de competir, sendo que outras 14 chegaram provenientes do Caminho da Liga.
Por último, e ainda por disputar à altura da redação deste artigo, temos os playoffs de apuramento para a fase da Liga, com 24 equipas na luta por um lugar na fase de Liga.
Quem são as equipas já apuradas?
Na altura de redação deste artigo, ainda existem muitas equipas por apurar para esta de Liga na competição, no entanto, já existem 17 equipas apuradas para esta competição.
- Olympiacos (Campeão da edição anterior da Liga Conferência Europa)
- Real Sociedad e Athletic Bilbao (Espanha)
- Roma e Lázio (Itália)
- Manchester United e Tottenham (Inglaterra)
- Lyon e Nice (França)
- Eintracht Frankfurt e Hoffenheim (Alemanha)
- AZ Alkmaar e Twente (Países Baixos)
- Rangers (Escócia)
- Union Saint-Gilloise (Bélgica)
- Fenerbahce (Turquia)
- Porto (Portugal)
Quando e onde se realiza o sorteio desta edição?
Tal como acontece na Liga dos Campeões e também na Liga Conferência Europa, esta competição também terá um novo sorteio que será realizado a 30 de agosto de 2024 no principado do Mónaco.
Para além da “ajuda humana” que já existia neste sorteio, o mesmo será auxiliado por um software desenvolvido pela UEFA e que terá como base o sistema de constituição de potes com base no coeficiente de ranking da temporada anterior.
Datas para os jogos da fase de Liga
Este novo formato não contará com uma fase de grupos, mas sim uma fase de Liga em que mais jogos serão disputados por todas as equipas envolvidas.
Cada emblema terá assim pela frente oito partidas nesta fase de Liga, um aumento de dois jogos em relação àquilo que aconteceu em edições anteriores da competição.
- Jornada 1: 25/26 de setembro de 2024
- Jornada 2: 3 de outubro de 2024
- Jornada 3: 24 de outubro de 2024
- Jornada 4: 7 de novembro de 2024
- Jornada 5: 28 de novembro de 2024
- Jornada 6: 12 de dezembro de 2024
- Jornada 7: 23 de janeiro de 2025
- Jornada 8: 30 de janeiro de 2025
As partidas desta edição da Liga Europa serão disputadas às Quintas, salvo exceções, tentando não influenciar o congestionamento de calendário que todas as equipas terão em determinada altura da temporada.
Fase a eliminar da Liga Europa
O novo formato da Liga Europa, traz consigo uns play offs de fase eliminatória e para isso será realizado um sorteio a 31 de janeiro, onde estarão as equipas que terminar a fase de Liga entre o 9º e 24º lugar, para poder disputar os Oitavos de Final.
- Jogos disputados a 13 e 20 de fevereiro de 2025
Após esse playoffs , o sorteio seguinte irá ser para Oitavos de Final, Quartos de Final e Meias Finais, sendo que o mesmo será realizado a 21 de fevereiro 2025.
- Jogos Oitavos de Final – 6 e 13 de março de 2025
- Jogos Quartos de Final – 10 e 17 de abril de 2025
- Jogos Meias Finais – 1 e 8 de maio de 2025
Onde se irá realizar a final da edição desta temporada?
A final da Liga Europa da temporada 2024/2025 será disputada no Estádio de San Mamés em Bilbau, em Espanha, a 21 de maio de 2025, e irá receber pela primeira vez um jogo para um título internacional.
Esta é a casa do Athletic Bilbau, que viu o estádio renovado em 2013, sendo um dos estádios mais antigos da Europa, tendo sido criado em 1913.
São esperados mais de 50 mil adeptos no jogo da final, num jogo onde poderá muito bem estar o clube da casa, já que este é um dos candidatos ao título nesta edição.
Principais candidatos ao título
O equilíbrio nesta competição é evidente, não só sendo a segunda competição internacional mais apreciada no velho continente, mas também pelos grandes jogos que têm proporcionado nos últimos anos.
Tendo em conta as equipas já apuradas que farão parte desta edição da Liga Europa, estes são os grandes candidatos ao título.
Manchester United
O Manchester United chega a esta competição num contínuo projeto de renovação, mas que, tem necessariamente de começar a apresentar melhores resultados em todos os grandes palcos que estejam envolvidos.
A sua última vitória nesta competição foi na temporada 2016-2017, numa final em que bateram o Ajax, curiosamente, com o seu atual treinador Henk Ten Hag como adversário.
Bruno Fernandes encabeça o grupo de trabalho que procura a afirmação europeia, mas que deveria ambicionar a Liga dos Campeões.
Roma
Esta tem sido uma competição de excelente apanágio para a Roma, já que nas últimas quatro temporadas chegou por duas vezes às meias finais e venceu uma final, comandados pelo técnico português José Mourinho.
Agora, com um plantel renovado, mas com muitos jogadores de grande qualidade, os romanos contam com ambições legítimas de voltar aos jogos decisivos na competição e, se possível, voltar a um título que já conseguiram em 1991 e 2023.
Athletic Bilbao
Mesmo no grupo das equipas candidatas o Athletic Bilbao acaba por ser um outsider, no entanto, o talento que têm desenvolvido nas suas “canteras” nos últimos anos é verdadeiramente impressionante.
Comandados pelos irmãos Williams (sobretudo à espera de Nico se mantenha na equipa), os bascos podem ser um alvo a abater nesta competição e, sobretudo, conseguir o seu primeiro título internacional como clube.
Ainda existe a motivação extra que a final deste ano será disputada em sua casa, o que seria um marco histórico para este emblema.