Os melhores extremos esquerdos do mundo são reconhecidos como jogadores verdadeiramente desconcertantes, não só pela sua capacidade de partir para o 1×1 com qualquer adversário, mas também por serem, cada vez, finalizadores de elite.
O futebol, como o conhecemos atualmente, possui uma componente muito incisiva de criatividade individual e podemos mesmo afirmar que a posição de ponta é das mais relevantes em termos ofensivos.
Realizando movimentos para o meio da área ou partindo individualmente para a linha, o trabalho realizado pelos extremos é crucial na criação de oportunidades de golo, tanto individuais, como coletivas.
Conhecidos como extremos esquerdos em Portugal e pontas esquerdas no Brasil, o papel destes jogadores é assim determinante na manobra ofensiva de qualquer equipa, sendo que poderá consultar esta e outras posições tácticas do futebol no nosso artigo relativamente a esta temática.
Melhores Extremos Esquerdos (Pontas Esquerdas) do mundo
Rafael Leão
AC Milan | Portugal | 25 anos
O português teve uma época brilhante ao serviço do AC Milan, onde garantiu o título da Série A Italiana e acabou por ser coroado, a título individual, como o melhor jogador da competição neste país.
Aos 25 anos, Rafael Leão parece estar a estabelecer-se como uma das certezas do futuro na seleção portuguesa, mas, sobretudo, no futebol mundial, onde o seu estilo atlético e capacidade de marcação de golos vem ao de cima.
Espera-se uma época de total afirmação para um dos melhores extremos esquerdos do mundo da atualidade, ainda para mais com o papel que poderá vir a ter na manobra ofensiva da seleção portuguesa.
Heung-min Son
Tottenham | Coreia do Sul | 31 anos
A verdade é que Heung-min Son é um dos jogadores mais subvalorizados do futebol na atualidade, sendo absolutamente crucial para o sucesso dos Spurs e nas excelentes campanhas internacionais que a Coreia do Sul tem vindo a realizar.
Dono de uma criatividade acima da média e de um poder de explosão capaz de romper qualquer defesa do mundo, o sul-coreano vive um pouco na “sombra” de Harry Kane, porém, é indiscutível a sua importância ao lado do inglês.
Estando a entrar no pico da sua carreira aos 31 anos, Son tem aqui mais um ano onde deverá se assentar como um dos melhores pontas esquerdas da atualidade, continuando a criar problemas às defesas contrárias.
Sadio Mané
Al-Nassr | Senegal | 32 anos
Quando falamos de consistência ao mais alto nível, Sadio Mané é um dos jogadores em maior evidência, não só pelo que faz ao serviço do Bayern Munich, mas também pela sua preponderância no que toca à seleção senegalesa.
A velocidade estonteante e a sua capacidade de finalização tornam o africano o melhor extremo esquerdo do mundo na atualidade, sendo que o seu talento irá transitar para a Bundesliga, onde irá estar ao serviço do Al-Nassr.
Esta deverá ser uma época de afirmação para Mané, que, se garantir uma temporada recheada de títulos, poderá mesmo sonhar com uma distinção individual entre os melhores do mundo.
Raheem Sterling
Chelsea | Inglaterra | 29 anos
Raheem Sterling foi uma das grandes movimentações do Verão, trocando os atuais campeões em título da Premier League, por um dos rivais em maior destaque, o Chelsea.
O inglês parece querer tomar um papel mais crucial numa equipa de topo, sendo que o Manchester City é maioritariamente reconhecido pelo seu coletivo, e nos londrinos poderá ter uma excelente oportunidade para o fazer.
A sua capacidade anotadora torna Sterling um dos melhores pontas esquerdas do mundo, algo que será extremamente importante no seu papel neste Chelsea, que parece carecer de finalizadores em algumas ocasiões.
Neymar
Al-Hilal | Brasil | 32 anos
Apesar dos baixos e altos que a carreira de Neymar tem vindo a ter, não só devido a lesões, mas também algumas controvérsias, é impossível não colocar o brasileiro na lista dos melhores jogadores do mundo da atualidade.
Quando está em forma, o extremo esquerdo torna-se uma verdadeira ameaça para qualquer equipa, não só por aquilo que consegue fazer com a bola nos pés, mas também pelo que obriga os adversários a defender.
Esta será uma época de enorme importância para Neymar, que necessita vencer uma Liga dos Campeões da AFC pelo Al-Hilal, e, projetar o Brasil para o título de campeão Copa América de 2024.
Melhor Extremo Esquerdo (Ponta Esquerda) do mundo
Vinicius Junior
Real Madrid | Brasil | 23 anos
Um pouco à semelhança do seu compatriota Rodrygo, é impossível não destacar a brilhante temporada que Vinicius Jr realizou a partir da ponta esquerda, sendo um membro de desequilíbrio ofensivo e que contribuiu de forma determinante para o sucesso “merengue”.
Vini Jr, como é conhecido, parece já estar uma etapa à frente do seu companheiro de equipa, e o mesmo deverá ser evidente na seleção brasileira, onde o extremo esquerdo deverá catapultar o Brasil para as fases mais importantes no próximo Copa América de 2024.
O céu é o limite para um jogador que possui tanto o talento nos pés como uma mentalidade vencedora, sendo que deveremos ver o brasileiro a lutar por um troféu individual dentro de pouco tempo.