Uma das posições mais subvalorizadas no que toca ao futebol atual, o guarda-redes é, sem dúvida alguma, um membro preponderante da defesa e, cada vez mais, do ataque, das melhores equipas do mundo.
Atualmente, existem inúmeros executantes que se destacam e, assim sendo, realizar um top 20 dos melhores guarda-redes do mundo, nem sempre é tarefa fácil, sobretudo pelo equilíbrio que temos vindo a ver praticamente em todas as competições.
Neste artigo iremos apresentar-lhe os melhores jogadores desta posição e o porquê de estes se terem destacado do resto da competição nesta temporada.
Não perca também tudo sobre as restantes posições existentes no futebol atual, neste artigo que criamos em exclusivo para si.
20. Yann Sommer
Internazionale Milano | Suíça | 35 anos
O guarda-redes suíço vive, provavelmente, os melhores anos da sua carreira ao serviço do Internazionale Milano e um dos jogadores mais preponderantes nas últimas incursões internacionais pela seleção helvética.
Sommer, nem sempre teve o reconhecimento devido, maioritariamente por ter passado a sua carreira entre a Suíça e um clube alemão que, apenas nos últimos anos, começa a vigorar entre a elite europeia.
Aos 35 anos, o seu impacto é cada vez mais sentido, mesmo numa equipa com poucas características defensivas, tendo sofrido 63 golos em 36 jogos na Alemanha.
Em 7 de agosto de 2023, a Inter de Milão anunciou a contratação Yann Sommer, ele assinou contrato até junho de 2026.
19. Emiliano Martinez
Aston Villa | Argentina | 31 anos
Martinez tem vindo a afirmar-se como dono e senhor da baliza albiceleste nos últimos anos, maioritariamente depois de ter ganho a sua posição como uma referência defensiva na Premier League.
O argentino teve praticamente a carreira toda em empréstimos enquanto pertencia aos quadros do Arsenal, mas a sua transferência para o Aston Villa revelou-se preponderante para a sua cimentação.
Nesta edição da Premier League contou com 122 jogos realizados e 149 golos sofridos.
18. David De Gea
Espanha | 33 anos
Apesar de estar há 10 anos ao serviço do Manchester United, as últimas temporadas não têm vindo a ser propriamente fáceis para o guarda-redes dos Red Devils, sobretudo devido ao congestionamento fora-do-campo que existe no clube.
De Gea é, sem dúvida alguma, um dos melhores talentos do mundo na sua posição, sendo que é traído pela sua inconsistência em algumas ocasiões da temporada.
Ao serviço da sua equipa, esta época, realizou 415 partidas e sofreu 446 golos.
17. Keylor Navas
Nottingham Forest | Costa Rica | 35 anos
Navas tem uma das carreiras mais caricatas do futebol mundial, tendo-se conseguido cimentar como um guarda-redes de referência em clubes como o Real Madrid e Paris St Germain, algo extremamente improvável para alguém proveniente da Costa Rica.
Apesar de ter de dividir minutos com outro talento geracional, é impossível não realçar o talento de Navas entre os postes e aos 35 anos, continua a brilhar.
Sem espaço no PSG, onde era reserva de Gianluigi Donnarumma, foi anunciado pelo Nottingham Forest no dia 31 de janeiro de 2023, assinando por empréstimo até o final da temporada.
16. Hugo Lloris
Los Angeles FC | França | 37 anos
O guardião da baliza do Tottenham foi um dos jogadores mais preponderantes para a época da equipa de Antonio Conte, tanto a nível interno, como na competição europeia em que esteve inserido.
Apesar da enorme competição que existe na seleção francesa, Lloris ainda vai sendo a primeira opção para Didier Deschamps, o que demonstra o grande talento que este veterano guarda-redes possui.
Em 31 de dezembro de 2023, Hugo Lloris acertou sua transferência o Los Angeles, dos Estados Unidos. Ele assinou contrato de um ano, com opção de renovação por mais duas temporadas.
15. Wojciech Szczesny
Juventus | Polónia | 34 anos
É inegável que os guarda-redes polaco é um dos melhores do mundo na sua posição, sobretudo porque o demonstra há mais de uma época com as suas passagens entre Roma, Arsenal e Juventus.
Szczesny é importantíssimo nos excelentes resultados que a Polónia também tem vindo a apresentar, sendo uma das referências do conjunto que tem Lewandowski como estrela.
14. Kepa Arrizabalaga
Real Madrid | Espanha| 29 anos
Kepa Arrizabalaga é um goleiro espanhol que, após uma transferência recorde para o Chelsea FC em 2018, teve altos e baixos em sua carreira no clube londrino. Na temporada atual, Kepa tem buscado recuperar sua melhor forma e confiança após períodos desafiadores nas temporadas anteriores. Com a chegada de um novo treinador e a competição interna com outros goleiros, suas atuações têm sido cruciais para determinar seu espaço na equipe.
Embora não seja sempre a primeira escolha para a posição de goleiro titular, Kepa tem aproveitado as oportunidades que recebe para demonstrar seu valor. Suas exibições em partidas da Copa e em jogos onde é convocado para substituir o goleiro principal têm sido observadas de perto por torcedores e críticos. A temporada atual é vista como um momento decisivo para Kepa consolidar sua posição no Chelsea e reafirmar seu status como um goleiro de alto nível no futebol europeu.
Em 13 de agosto de 2023 foi anunciado um empréstimo ao Real Madrid para substituir Thibaut Courtois por conta de uma lesão.
13. Kasper Schmeichel
Anderlecht | Dinamarca | 37 anos
Carregar o sobrenome de uma das maiores lendas da história do futebol nem sempre é fácil, porém, Kasper Schmeichel conseguiu fazer isso de forma exemplar em toda a sua carreira, tanto ao serviço do Leicester como da Dinamarca.
A sua carreira fica marcada pelo inédito título na Premier League, mas a consistência que o mesmo apresenta desde então, é algo marcante.
Em 5 de setembro de 2023, Schmeichel assinou um contrato de um ano com o Anderlecht, clube belga da Pro League.
12. Jordan Pickford
Everton | Inglaterra | 30 anos
A personalidade polarizante de Jordan Pickford nem sempre é tida em boa consideração pelos analistas de futebol, contudo, o talento existente é inegável, mesmo quando a sua equipa tem uma temporada abaixo das expectativas.
Pickford é dono e senhor da baliza da seleção inglesa que, cada vez mais, está presente nas grandes decisões das competições internacionais e isso ninguém lhe pode tirar.
Apesar dos 49 golos sofridos em 37 jogos, a verdade é que tudo poderia ter sido pior se não existissem boas exibições do guardião inglês.
11. Unai Simón
Athletic Bilbao | Espanha | 26 anos
Unai Simón é, provavelmente, o jogador com maior subida neste ranking nos últimos anos, sendo que esta é “apenas” a sua terceira temporada a um grande nível.
Essa “explosão” de talento fez com que garantisse o lugar principal na seleção espanhola e fosse um dos maiores contribuidores para as excelentes campanhas que o Athletic Bilbao tem feito a nível interno e europeu.
10. Péter Gulácsi
RB Leipzig | Hungria | 34 anos
A baliza da Hungria esteve durante muitos anos entregue a um verdadeiro “monstro” da defesa, contudo, Péter Gulácsi preservou e agora é, merecidamente, o titular desta seleção.
O crescimento do RB Leipzig em todas as vertentes competitivas é também um grande impulsionador para a sua carreira e aos 32 anos parece estar a entrar no auge.
9. Edouard Mendy
Al-Ahli | Senegal | 32 anos
Mendy parecia ser uma solução de recurso para a “crise” que existia com Kepa, mas o senegalês conseguiu garantir a posição e tornar-se um jogador de enorme influência para o Chelsea e na sua seleção.
Aos 30 anos, o guarda-redes vive a sua melhor parte da carreira e é praticamente um jogador incontestável para Thomas Tuchel e nas suas caminhadas por Inglaterra.
Édouard Mendy foi anunciado como reforço do Al Ahli em 28 de junho de 2023, com quem assinou contrato por três temporadas, com vínculo até 2026. Para tirar Mendy do Chelsea, o Al Ahly pagou cerca de 16 milhões de libras.
8. Marc André Ter Stegen
Barcelona | Alemanha | 30 anos
Ter Stegen manteve-se de pé e cale no Barcelona, mesmo depois de toda a confusão que o clube atravessou nas últimas duas temporadas, mostrando-se por vezes como o “salvador” da equipa que é orientada por Xavi.
Na seleção alemã ainda vai dividir o tempo com Neuer, mas a baliza poderá ser sua por alguns anos, devido às idades dos dois competidores.
7. Gianluigi Donnarumma
Paris St Germain | Itália | 25 anos
O italiano chegou a Paris com uma tremenda conotação e muito bem acompanhado, mas a primeira temporada acabou por ser de altos e baixos, sobretudo no que toca às competições europeias, e alguns jogos em particular.
Dividindo a baliza com Keylor Navas, os números podem não parecer muito surpreendentes, mas é impossível negar o talento que o ainda jovem guarda-redes tem.
6. Mike Maignan
AC Milan | França | 28 anos
Maignan chega proveniente do Lille, onde foi um dos jogadores mais importantes no título francês e a destronar o Paris St Germain.
A sua primeira temporada foi um grande sucesso, não só contribuindo para o título em Itália, mas também se destacando como o melhor jogador da sua posição neste campeonato, algo que todos os analistas têm vindo a realçar.
5. Manuel Neuer
Bayern Munich | Alemanha | 38 anos
O alemão é o verdadeiro protótipo de guarda-redes imponente, sabendo dominar o jogo tanto defensivamente, como sendo o iniciador do ataque, numa equipa que tem um “rolo compressor” como poucas equipas do mundo.
É notório que as capacidades físicas não são as mesmas de outras alturas, mas a compreensão de jogo está cada vez melhor, algo que poucas guarda-redes têm.
4. Allison
Liverpool | Brasil | 31 anos
Allison não está mais acima nesta classificação, não pela falta de capacidade, mas porque o top 5 é um verdadeiro quebra-cabeças para os analistas e sobre quem poderão escolher, já que o talento é incontornável.
Tanto no Liverpool como no Brasil, Allison é um dos jogadores mais apreciados pelos companheiros de equipa e pelos seus treinadores, um verdadeiro líder em campo e que apresenta uma consistência como muito poucos.
3. Jan Oblak
Atlético Madrid | Eslovénia | 31 anos
O esloveno é um verdadeiro portento entre os postes, sendo uma peça fundamental para a equipa de Diego Simeone e para conseguirem batalhar frente aos “tubarões” espanhóis, que são crónicos candidatos ao título.
Apesar de não ter vencido nenhum título esta temporada, Oblak é, sem dúvida alguma, um dos melhores guarda-redes do mundo e irá sê-lo durante muitos anos.
2. Ederson
Manchester City | Brasil | 30 anos
O Brasil pode-se orgulhar de ter dois dos melhores guarda-redes do mundo, uma rotação de fazer inveja a qualquer nação, sendo que Ederson é também dono e senhor de um dos maiores rivais do Liverpool, o Manchester City.
Depois da saída do Benfica, Ederson afirmou-se como um jogador preponderante na manobra defensiva e no futebol de posse que Guardiola implementou no seu jogo, tendo sido também campeão da Premier League por duas vezes.
Melhor Guarda-Redes do Mundo
1. Thibaut Courtois
Real Madrid | Bélgica | 32 anos
A pergunta “quem é o melhor guarda-redes do mundo” nem sempre é fácil de responder, mas esta temporada, Thibaut Courtois merece este título, por tudo o que fez ao serviço do Real Madrid e da seleção da Bélgica.
O percurso de Courtois conta com muitos altos e baixos, mas conta sobretudo com enormes “recuperações” que fazem dele o melhor guarda-redes do mundo atualmente, ainda para mais depois da performance que teve na final da Liga dos Campeões.
Em 15 de janeiro de 2024, a FIFA anunciou a seleção do ano de 2023 no prêmio FIFA The Best, e Courtois foi escolhido para o time ideal.
Qual é o melhor Guarda-Redes de sempre?
Em toda a história do futebol existiram vários guarda-redes que se destacaram a nível interno e, sobretudo, no que toca às grandes competições mundiais.
Fazendo uma leitura pela linha da história, podemos começar por Lev Yashin, “o Aranha-Negra” que dominou por completo as balizas da antiga União Soviética entre 1950 e 1970, tendo mesmo um filme em sua memória atualmente.
Sepp Maier é outro dos nomes que marca o futebol mundial, tendo sido extremamente importante nos títulos das antigas seleções germânicas e em todas as performances que teve no Bayern Munich.
Começando a entrar na década de 90, um guarda-redes incontornável é Peter Schmeichel, que foi uma referência para o Manchester United e a Dinamarca durante praticamente uma década, tendo mesmo vindo jogar para Portugal em 2001.
Mais recentemente, as batalhas entre Casillas e Buffon são certamente das mais históricas do futebol mundial, dois jogadores de enorme calibre e que demonstram o quão importante é ter guarda-redes de classe a controlar os melhores clubes do mundo.