O futebol português é um dos mais conceituados em todo o mundo, não só pelos jogadores que lançou para a ribalta, mas também pelos técnicos que comandam e comandaram alguns dos melhores clubes de sempre.
Encontrar treinadores portugueses que tenham impacto nas melhores competições mundiais acaba por ser tarefa fácil, sobretudo nas últimas décadas, onde vimos um crescimento evidente no futebol nacional.
Neste artigo ficará a conhecer melhores, aqueles que consideramos ser os 10 melhores treinadores da história do futebol português.
1. José Mourinho
Clubes principais: FC Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, Roma
Títulos mais importantes
- 2x Liga dos Campeões (2003/04 – Porto, 2009/10 – Inter)
- 3x Premier League (Chelsea)
- 1x La Liga (Real Madrid)
- 2x Serie A (Inter)
- 1x Liga Europa (Manchester United)
- 1x Conference League (Roma)

Impacto no futebol
José Mourinho é um dos melhores treinadores da história do futebol mundial, sendo um dos técnicos mais impactantes da história pela sua mentalidade tática e capacidade de motivar os diferentes grupos de trabalho.
Reconhecido por muitos como um “vencedor nato”, José Mourinho é famoso pelas suas abordagens mais ríspidas e pelo pragmatismo do seu jogo.
O grande momento da sua carreira até à data é a “criação” de uma equipa que ficou conhecida como o “Porto de sonho”, equipa que venceu a Liga dos Campeões na temporada 2003/2004.
2. Artur Jorge
Clubes principais: FC Porto, PSG, Benfica, Seleção Portuguesa
Títulos mais importantes
- 1x Liga dos Campeões (1986/87 – Porto)
- 3x Campeonato Português (FC Porto)
- 1x Ligue 1 (PSG)
Impacto no futebol
Artur Jorge tem de vigorar nesta lista, sobretudo por ser o primeiro treinador português da história a conseguir vencer uma Liga dos Campeões, ainda para mais ao serviço de um clube português.
O seu rigor tático e a sua disciplina são fatores verdadeiramente cruciais para o sucesso do Porto como uma das maiores potências europeias na década de 80, batalhando contra emblemas com muito maior poderio financeiro.
3. Fernando Santos
Clubes principais: Seleção Portuguesa, Porto, Benfica, Sporting, Grécia
Títulos mais importantes
- 1x Campeonato Português
- 1x Euro 2016
- 1x Liga das Nações (2019)
- Campeonatos na Grécia com AEK Atenas e PAOK
Impacto no futebol
Muitas vezes subvalorizado pelos adeptos da modalidade, Fernando Santos ficará intrinsecamente ligado à história como o treinador que conseguiu elevar Portugal ao nível mais alto do futebol europeu de seleções.
A sua cultura defensiva e muitas vezes pragmática nem sempre foi aceite, no entanto, é impossível não clarificar a sua eficiência, sobretudo nos jogos mais importantes em que acabou por sair por cima.
4. Jorge Jesus
Clubes principais: Benfica, Sporting, Flamengo, Al Hilal
Títulos mais importantes
- 1x Copa Libertadores (Flamengo – 2019)
- 3x Campeonato Português (Benfica)
- 1x Brasileirão (Flamengo)
- 1x Supertaça da Arábia Saudita (Al Hilal)
Impacto no futebol
Um verdadeiro globetrotter do futebol, Jorge Jesus já conquistou títulos em três campeonatos distintos, com especial incidência para a sua prestação ao serviço do Benfica e, sobretudo, na sua campanha como técnico do Flamengo.
Dono de um futebol ofensivo e bastante atrativo para a maioria dos adeptos, Jorge Jesus é, sem dúvida alguma, um dos treinadores mais carismáticos do futebol nacional, estando a deixar a sua marca também no futebol saudita.

5. Otto Glória
Clubes principais: Benfica, Sporting, Porto, Seleção Portuguesa
Títulos mais importantes
- 4x Campeonato Português
- 1x Taça de Portugal
- 3º lugar no Mundial 1966 com Portugal
Impacto no futebol
Sendo reconhecido como o pioneiro do futebol ofensivo em Portugal, Otto Glória é um dos poucos treinadores da história que treinou os “três grandes”.
A modernização do futebol português na década de 60 tem muito a sua marca, sendo que também liderou Portugal a um dos melhores desempenhos da história no Campeonato do Mundo da FIFA, onde conseguiu o terceiro lugar no Mundial de 66.
6. Carlos Queiroz
Clubes principais: Seleção Portuguesa, Manchester United (adjunto), Real Madrid, Irão, Colômbia
Títulos mais importantes
- 2x Mundial Sub-20 (1989 e 1991)
- 1x Campeonato Espanhol (Real Madrid, adjunto de Ferguson)
Impacto no futebol
A “Geração de Ouro” do futebol português teve um tremendo líder nas últimas etapas de formação, tendo treinado jogadores emblemáticos como Luís Figo, Rui Costa e João Pinto, entre muitos outros.
Apesar de não ser um inovador nato relativamente ao futebol, este é credibilizado como um dos jogadores com maiores bases táticas para serem incutidas no futebol de formação, respeitado por inúmeras seleções nacionais ao longo da sua carreira.
7. André Villas-Boas
Clubes principais: FC Porto, Chelsea, Tottenham, Zenit, Marselha
Títulos mais importantes
- 1x Liga Europa (2010/11 – Porto)
- 1x Campeonato Português (Porto)
- 1x Campeonato Russo (Zenit)
Impacto no futebol
Apesar de uma carreira que pode ser considerada “curta” como treinador, é inegável o impacto que André Villas-Boas teve no futebol nacional e um pouco por toda a Europa.
Aos 33 anos tornou o treinador mais novo de sempre a vencer a Liga Europa, conseguindo esse feito com o Porto na temporada 2010/2011, onde também se destacou pelo domínio que a equipa teve em toda a sua caminhada.
8. Paulo Bento
Clubes principais: Sporting, Seleção Portuguesa, Coreia do Sul
Títulos mais importantes
- 2x Taça de Portugal (Sporting)
Impacto no futebol
Pode não ter tantos títulos como alguns dos treinadores mencionados nesta lista, no entanto, Paulo Bento levou Portugal às meias-finais do Euro 2012, tendo depois ingressado numa jornada proveitosa pela Coreia do Sul.
A sua carreira fica marcada por aquilo que faz ao serviço das diferentes seleções nacionais, contudo, também conseguiu duas Taças de Portugal ao serviço do Sporting, nem sempre com os plantéis mais talentosos.

9. Jesualdo Ferreira
Clubes principais: FC Porto, Braga, Sporting, Zamalek
Títulos mais importantes
- 3x Campeonato Português (Porto)
- 1x Taça do Egito
Impacto no futebol
O emblemático Jesualdo Ferreira pode ter vencido “apenas” três títulos de campeão pelo Porto na Liga Portuguesa, no entanto, esse foi um domínio claro entre as temporadas 2006 e 2009.
O seu conhecimento tático e capacidade de lançar novos talentos para a ribalta do futebol são respeitados, tendo tido uma ingressão com alguns momentos positivos no icónico Zamalek do Egito.
10. Manuel José
Clubes principais: Benfica, Boavista, Al Ahly (Egito)
Títulos mais importantes
- 4x Liga dos Campeões Africanas (Al Ahly)
- 6x Campeonato Egípcio
- 2x Taça de Portugal (Boavista e Benfica)
Impacto no futebol
As duas Taças de Portugal ao serviço de Boavista e Benfica parecem títulos “curtos” para esta lista, no entanto, é nos campeonatos africanos que vemos muito da brilhante carreira de Manuel José como treinador.
No Boavista, foi um dos grandes potenciadores pelo projeto que se tornaria o que muitos consideram como o “quarto grande do futebol português”, tendo impactado os axadrezados de forma muito positiva nas temporadas em que esteve no comando técnico.