Estando cada vez mais próximos da grande competição global da modalidade, é sempre importante recordar que país venceu mais vezes o campeonato do mundo de futebol e quais são os grandes destaques da história deste torneio.
O primeiro grande torneio mundial de seleções foi disputado no Uruguai com o Mundial 1930, onde, curiosamente, a equipa da casa acabou por ser a grande vencedora.
A competição tem vindo a evoluir a olhos vistos nas últimas décadas e com cada vez mais talento a despoletar em todos os “cantos do mundo”, esta edição do Campeonato do Mundo 2022 promete ser uma das mais interessantes para os amantes de desporto.
Apesar de existirem algumas seleções de enorme qualidade ao longo de toda a história, apenas algumas conseguiram deixar a sua marca com títulos, sendo que existem algumas nações com enorme relevância no seu palmarés.
Brasil – 5 Títulos
A seleção canarinha é a grande candidata ao título na edição deste ano do Campeonato do Mundo, porém, o Brasil não vence esta competição desde 2002, onde obteve o seu quinto título, liderando assim o ranking de troféus.
Também com vitórias obtidas em 1958, 1962, 1970 e 1994, o Brasil é sempre um dos crónicos candidatos a vencer o torneio e terão aqui mais uma oportunidade de realizar história ao juntar-se a nomes como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo.
Itália – 4 Títulos
Quando pensamos em que país venceu mais vezes o campeonato do mundo de futebol, certamente que Itália é um dos primeiros que nos vem à cabeça, sobretudo por aquilo que realizaram antes da Segunda Guerra Mundial.
Com títulos ganhos em 1934, 1938, 1982 e, mais recentemente, em 2006, a Itália é um dos grandes ausentes desta edição da competição, sendo que não poderá lutar por conseguir igualar o recorde que atualmente pertence ao Brasil.
Alemanha – 4 Títulos
Apesar de terem estado durante largos anos “dividida” em duas seleções devido a questões políticas, a verdade é que a Alemanha conta também com quatro títulos no seu palmarés, sendo estes bem “espaçados” pela história.
Depois de garantirem vitórias em 1954, 1974 e 1990, 2014 acabou por ser o seu último título neste torneio, uma competição que certamente não traz boas recordações para Portugal que acabou por perder frente a este conjunto.
Os germânicos são um dos candidatos ao título nesta edição, mesmo depois de performances menos conseguidas recentemente.
Uruguai – 2 Títulos
Tal como referimos anteriormente, o Uruguai foi a primeira sede de um Campeonato do Mundo de futebol em 1930, ano esse em que os sul-americanos conseguiram que o título ficasse em casa.
Esta é uma nação que vive um pouco dos seus momentos de glória muito antes de outros gigantes mundiais começarem a juntar o seu talento para esta competição, tendo obtido o seu segundo título em 1950.
Desde então as presenças uruguaias têm vindo a ser relativamente medíocres, nunca conseguindo chegar perto dos tempos gloriosos que viveram nas primeiras eras do futebol moderno.
Argentina – 2 Títulos
Apesar de serem os maiores rivais do Brasil devido à sua aproximação geográfica, em termos de títulos no Campeonato do Mundo, os argentinos não chegam sequer perto da seleção canarinha.
A era de ouro “albiceleste” acabou por ser coroada com dois títulos mundiais em 1978 e 1986, sendo que no último, o grande destaque foi Diego Maradona com todo o seu talento e alguma controvérsia à mistura.
Esta deverá ser a última oportunidade para um dos melhores jogadores da história em Lionel Messi para conseguir o seu primeiro título mundial, algo que lhe falta na sua prateleira de troféus.
França – 2 títulos
Para finalizar esta lista de nações mais condecoradas da história temos a França, uma das equipas com maior prestígio recente a nível internacional e que promete ser um dos candidatos ao título nesta edição.
Depois de ter garantido a vitória em 1998 frente ao Brasil na final, liderados por Zinedine Zidane, Thierry Henry e companhia, os franceses voltaram a subir ao ponto mais alto em 2018, sendo assim os atuais campeões em título.
Se a sua curiosidade está também ligada às imagens mais históricas desta competição, não deixe de conferir o nosso artigo sobre as mascotes dos mundiais de futebol, onde poderá ficar a conhecer um pouco mais desta vertente da modalidade.