Introdução ao Jogo
Um novo vencedor da Liga Europa será proclamado na Puskás Aréna em Budapeste, num palco onde se irão defrontar os espanhóis do Sevilla e os italianos da Roma.
O Sevilla tenta assim o seu sétimo título nesta competição europeia, depois de ter conseguido vencer em 2006, 2007, 2014, 2015, 2016 e 2020, tornando-se assim a equipa mais condecorada na era moderna desta competição.
Por seu lado, a Roma de José Mourinho tenta aqui um feito que seria inédito, vencer a Europa Conference League e no ano seguinte vencer a Liga Europa, algo que nunca foi feito, muito devido à primeira ser uma competição recente no calendário do futebol europeu.
Classificação Atual e Estatísticas
Sevilha – A equipa espanhola chega a este jogo depois de arrumar a Juventus nas meias-finais, numa eliminatória que só foi resolvida no prolongamento.
Roma – Os italianos tentam o segundo título europeu consecutivo, depois de terem eliminado o Leverkusen num resultado agregado de 1-0.
Sevilla – Espanhóis querem demonstrar o seu estatuto
A equipa atualmente conduzia por José Luís Mendilibar não teve uma época brilhante a nível interno, apesar de na ponta final estarem a dar um “ar da sua graça”, podendo ainda chegar a lugares europeus com duas jornadas por jogar na La Liga.
Porém, é evidente que o grande objetivo desta temporada volta a estar na Liga Europa, uma competição onde chegaram apenas depois de terem sido relegados na Champions League, naquilo que parece ser uma “história familiar”.
Numa final, qualquer equipa pode vencer, contudo, estamos perante a equipa de maior sucesso recente nesta competição e que certamente irá puxar dos seus galões para mostrar o porquê de terem levantado o troféu em seis ocasiões.
Frente-a-frente & Estatísticas Recentes
Esta é a segunda vez que estas equipas se encontram nesta competição, sendo que na temporada 2019/2020 estas já se tinham encontrado nos Oitavos de Final, onde os espanhóis venceram por 2-0 numa eliminatória a uma mão.
As duas equipas tiveram temporadas ligeiramente diferentes a nível interno nos seus respetivos países, com o Sevilla a priorizar a qualidade ofensiva em detrimento da defesa (52 golos sofridos), enquanto os italianos, à semelhança de Mourinho, apenas sofreram 37 golos até ao momento na Série A.
A maior experiência competitiva a este nível do Sevilla também será evidente já que o Sevilla venceu todas as finais em que esteve inserido na Liga Europa, enquanto a Roma estará nesta posição pela primeira vez.
Roma – Mourinho quer mais títulos
Uma equipa comandada por José Mourinho volta a chegar a uma final da Liga Europa, podendo ser a terceira vez que o treinador português vence esta competição, se a Roma conseguir parar o favoritismo do seu adversário.
A verdade é que, fora de portas, os italianos apenas venceram dois dos seus últimos seis jogos mais recentemente, um deles, curiosamente, para a Liga Europa frente ao Feyenoord e que fez com que a equipa avançasse na competição.
Apesar do talento que existe na equipa, a falta de experiência de alguns dos seus jogadores a este nível poderá ser determinante, sobretudo quando enfrentam uma equipa com traquejo como a do Sevilla.
Conclusão sobre o prognóstico
Certamente que esta será uma final decidida em pormenores, muito devido à boa organização defensiva que as equipas de José Mourinho costumam apresentar.
Contudo, no que toca à perspetiva global de equipa, o Sevilla parece mais preparado e com a experiência que tem em finais da Liga Europa, deverá voltar a levantar o troféu de campeão.
FAQ
Como ficou o Sevilla na classificação?
O Sevilla chegou à Liga Europa depois de terem sido relegados da Liga dos Campeões ao terem ficado em terceiro logo no Grupo G.
Como ficou o Sevilla no último jogo?
No último jogo que disputaram, a contar para a La Liga, os sevilhanos sofreram uma derrota por 1-2 em casa frente ao Real Madrid.
Como ver Sevilla vs Roma online?
Poderá acompanhar a transmissão desta partida nos canais SIC e Sporttv, sendo que todas as estatísticas do jogo estarão disponíveis nas plataformas da LSBET e ReloadBet.