A Taça de Portugal é um dos troféus mais ambicionados do futebol nacional, não só pela riqueza da sua história, mas também por aquilo que esta oferece à cultura de um clube.
A primeira competição foi realizada em 1921-22 e teve como Porto o vencedor, no entanto, esta era designada como Campeonato de Portugal. Tendo em conta a definição atual, de Taça de Portugal, o primeiro detentor do título foi a Académica, numa edição disputada em 1939-40.
Existem grandes memórias relacionadas com a competição, sendo que a edição deste ano promete lutas titânicas entre os grandes candidatos ao título e, sobretudo, as grandes surpresas que marcam a “festa da Taça”.
Como funciona a Taça de Portugal?
O atual formato da Taça de Portugal compreende todos os clubes presentes nas seguintes competições:
- Primeira Liga
- Segunda Liga
- Terceira Liga
- Campeonato de Portugal
- Campeonatos Distritais (Vencedores das Taças Distritais e segundos classificados)
Neste momento, as únicas equipas que se mantêm excluídas, por razões lógicas, são aquelas denominadas equipas B, que não podem marcar presença em taças.
A Taça de Portugal conta com seis eliminatórias, todas disputadas a uma só mão, sendo que o formato muda apenas nas meias-finais disputadas a duas mãos, voltando a um jogo único na decisão do título.
São mais de 150 representantes clubes à procura de um sonho, sendo que este número pode variar consoante as equipas inscritas e os lugares garantidos em cada eliminatória da competição.
Em que datas são os sorteios para cada eliminatória?
Sendo esta uma competição que envolve equipas de inúmeras competições e onde os escalões principais apenas entram em fases mais avançadas, os sorteios são realizados consoante o decorrer da Taça de Portugal.
No entanto, a primeira eliminatória e segunda eliminatórias terá como data de sorteio o dia 7 de agosto de 2023.
O sorteio da Taça Portugal – Terceira eliminatória, onde já entram em competição as equipas referentes à Liga Portugal (máximo escalão do futebol português) será realizado à posteriori, já que tem de se aguardar pelos resultados das primeiras eliminatórias para fazer os devidos emparelhamentos.
Quem disputa e quando são realizados os jogos desta competição?
Numa primeira eliminatória, nesta edição da competição, marcam presença 112 equipas, todas elas divididas em séries para existir um ajuste geográfico. Esta eliminatória é sempre referente às equipas de escalões inferiores (Liga 3, Campeonato Portugal e Distritais).
Os jogos desta primeira fase são disputados a 9 e 10 de setembro de 2023.
A segunda eliminatória já conta com os vencedores dessa primeira eliminatória, mais a 40 equipas que fizeram isentas da ronda inaugural e também os emblemas que este ano militam na Liga 2 Portugal. A partir desta fase para a frente, já não existem equipa isentas (salvo exceções).
Os jogos desta segunda fase são disputados a 24 de setembro de 2023.
Na terceira fase marcam presença 64 equipas provenientes das fases anteriores, a que se juntam os clubes que atuam no escalão principal do futebol português.
Daqui para a frente existem as seguintes fases, sem datas de sorteio ou jogos conhecidos até ao momento deste artigo.
- 4.ª Eliminatória (32 equipas)
- Oitavos de Final (16 equipas)
- Quartos de Final (8 equipas)
- Meias-Finais (4 equipas)
- Final (2 equipas)
Importante voltar a referir que as Meias-Finais são a única eliminatória disputada a duas voltas, com um jogo casa e um jogo fora para cada um dos quatro clubes.
Quem são as equipas com maior favoritismo a levantar o troféu?
Sendo esta uma competição onde praticamente todos os clubes que atuam em solo nacional podem estar presentes, é perfeitamente natural que existam várias surpresas ao longo da mesma, no entanto, os grandes candidatos a vencer chegam da Liga Portugal.
Porto
Os atuais bicampeões em título procuram aqui defender o troféu e assim conseguir a sua terceira vitória consecutiva na competição.
O conjunto liderado por Sérgio Conceição venceu as duas edições anteriores batendo o Tondela (2021-22) e o Braga (2022-23) em jogos realizados no Estádio do Jamor, aquele que também é reconhecido por ser o “Estádio Nacional”.
Benfica
A equipa encarnada não conseguiu chegar à final da edição anterior, contudo, estes são os atuais campeões da Liga Portugal, a máxima competição do futebol português.
Orientados pelo alemão Roger Schmidt, os encarnados procuram aqui um título que lhes foge desde a temporada 2016-17, numa final em que bateram o Vitória SC por 2-1.
Sporting
Os leões comandados por Rúben Amorim são uma das equipas que conta com mais títulos nesta prova e tentam aqui “roubar” o troféu que garantiram pela última vez em 2018-19.
Na sua última presença na competição, o Sporting chegou foram afastados na Terceira Eliminatória, via uma surpreendente derrota frente ao Varzim.
Quais os emblemas com maior história na Taça de Portugal?
Como é expetável, os “três grandes” do futebol nacional acabam por dominar os títulos conquistados e as presenças nas finais desta competição.
- Benfica – 26 títulos e 12 finais perdidas
- Porto – 19 títulos e 14 finais perdidas
- Sporting – 17 títulos e 12 finais perdidas
No entanto, existem outras equipas que se destacam por “rumar contra as expetativas”, sendo equipas de menor calibre em termos financeiros, mas que têm batalhado ferozmente durante toda a história da competição.
- Boavista – 5 títulos e 1 final perdida
- Vitória de Setúbal – 3 títulos e 7 finais perdidas
- Belenenses e Braga – 3 títulos e 5 finais perdidas
As restantes equipas em Portugal, em conjunto, apenas conseguiram vencer esta competição num total de sete ocasiões.
Recordes da Taça de Portugal
Esta é uma competição que fica marcada pelos seus recordes, alguns deles nem sempre pela positiva, mas que não deixam de criar ainda mais suspense em cada eliminatória.
Aqui ficam alguns recordes a ter em consideração que marcam esta histórica Taça de Portugal:
- O Benfica detém o maior número de finais conseguidas, com 38 jogos disputados
- O Porto é o clube que mais finais perdeu na Taça de Portugal, num total de 14
- Otto Glória (Benfica) e José Maria Pedroto (Porto) são os treinadores mais condecorados desta competição com 4 troféus cada
- O Benfica é o único clube da história da Taça de Portugal que conseguiu quatro títulos de forma consecutiva na competição
- A final mais desnivelada de sempre foi entre o Benfica e o Estoril, na longínqua temporada 1943-44, onde os encarnados venceram por 8-0
Onde será realizada a final de 2024 da Taça de Portugal?
Mais uma vez, e como “reza à história” a final da Taça de Portugal 2024 será disputada no Estádio Nacional do Jamor, em Cruz-Quebrada.
Este tem sido o palco do jogo do título em 71 edições, com apenas 12 partidas a terem sido disputadas em outros locais.
Poderá acompanhar todas as estatísticas ao vivo desde a segunda eliminatória até à final, através das plataformas da LSBET, ReloadBet e TornadoBet.