A Taça de Portugal, o troféu mais histórico para os emblemas do futebol nacional já está em ebulição, com todas as equipas à procura de subir ao lugar mais alto na festa do título.
Numa competição que é disputada há mais de 100 edições que tem no Porto o último campeão em título, surpresas acontecem todas as rondas, mesmo com equipas mais conceituadas a ficar pelo caminho.
Esta é mais uma edição que certamente ficará marcada por grandes jogos e por excelente ambiente em todos os estádios por “Portugal”, sendo que tudo culmina no Estádio Nacional do Jamor, no último jogo da temporada.
Como funciona a Taça de Portugal?
Aquele que é o atual formato da Taça de Portugal tem-se mantido praticamente intocável nas últimas décadas, sendo que todos os clubes que militam nas seguintes competições entram em jogo:
- Primeira Liga
- Segunda Liga
- Terceira Liga
- Campeonato de Portugal
- Campeonatos Distritais (Vencedores das Taças Distritais e segundos classificados)
Existem algumas equipas presentes nestes campeonatos que não podem competir, sendo estas as equipas B e as equipas sub-23, que estão ligadas intrinsecamente a equipas que já marcam presença.
Esta competição conta atualmente com seis eliminatórias de disputada a uma mão, ou seja, tudo tem de ficar decidido nesse jogo.
No entanto, nas meias-finais, e apenas somente nesta fase, esta passa a contar com uma eliminatória a duas mãos, para assim definir as duas equipas que irão lutar pelo título.
Nesta edição são mais de 160 clubes à procura de chegar o mais longe possível, numa caminhada marcada por muita festa e onde a maioria dos clubes procura ser um “tomba gigantes”.
Em que datas são os sorteios para cada eliminatória?
Este é um formato competitivo onde determinadas equipas apenas entram em rondas mais avançadas na competição, dando assim primazia aqueles que marcam presença nos escalões principais.
No entanto, as equipas de escalões inferiores tiveram o sorteio das suas primeira e segunda eliminatórias a 2 de agosto de 2024, onde 113 clubes ficaram a saber o seu destino.
Nesta temporada, a terceira eliminatória (onde já marcam presença equipas provenientes da Liga Portugal), teve sorteio realizado a 25 de setembro, em que participaram os 46 clubes apurados de rondas anteriores e as 18 equipas da Liga Portugal.
Quem disputa e quando são realizados os jogos desta competição?
A primeira eliminatória desta edição da competição contou com 113 golos, sendo que as mesmas são divididas em séries tendo em conta os contornos geográficos do país, para viagens mais curtas.
Aqui entram em disputa as equipas de escalões inferiores (Liga 3, Campeonato Portugal e Distritais).
Os jogos desta primeira fase são disputados a 7 e 8 de setembro de 2024.
Relativamente à segunda eliminatória, a mesma já conta com os vencedores da ronda anterior, mais as restantes equipas que este ano fazem parte do segundo escalão do futebol nacional.
Os jogos desta segunda fase são disputados a 20 de setembro de 2024.
A terceira eliminatória, onde já entram os clubes provenientes da Liga Portugal, conta com 64 emblemas em disputa pela fase seguinte e teve sorteio a 25 de setembro de 2024.
Daqui para a frente existem as seguintes eliminatórias, sem datas de sorteio ou jogos marcados até à redação deste guia.
- 4.ª Eliminatória (32 equipas)
- Oitavos de Final (16 equipas)
- Quartos de Final (8 equipas)
- Meias-Finais (4 equipas)
- Final (2 equipas)
De enorme importância voltar a referir que apenas as meias-finais contam com eliminatórias em que existem dois jogos, sendo que cada equipa irá disputar um jogo fora e um na sua casa.
Quem são os favoritos a vencer a competição?
Como acontece na maioria das competições internas, os “três grandes” acabam por elencar o grupo de favoritos para vencer esta competição.
No entanto, existem várias equipas da Liga Portugal que podem ambicionar “quebrar” esta hegemonia, apesar de não o terem feito recentemente.
Porto
Os dragões têm dominado por completo esta competição mais recentemente, sendo os tricampeões da Taça Portugal.
A equipa da cidade do Porto venceu também quatro das últimas cinco edições, apenas com uma vitória pelo meio do SC Braga na temporada 2020/21.
Na temporada passada o Porto bateu o Sporting após a marcação de grandes penalidades, após um jogo que terminou empatado a um golo, em partida disputada no Estádio Nacional do Jamor.
Benfica
Os encarnados foram eliminados nas meias-finais da edição anterior pelo seu rival da “Segunda Circular”, numa eliminatória que ficou marcada pelo enorme equilíbrio entre estes emblemas.
São oito temporadas consecutivas sem vencer esta competição, algo que certamente Bruno Lage quererá mudar já este ano, acrescentando assim mais um título ao seu palmarés.
Sporting
A equipa que se sagrou campeã da Liga Portugal quase podia ter realizado a dobradinha na temporada anterior, no entanto, sucumbiu aos pés do Porto na final, num jogo que poderia ter caído para qualquer lado.
Os leões tentam aqui um título que lhes foge desde a temporada 2018-2019 e que os colocará novamente com uma das equipas com mais títulos em solo nacional.
Quais os clubes com melhor histórico na Taça de Portugal?
Os “três grandes” do futebol nacional acabam por dominar, quase por completo, os títulos conquistados e as presenças nas finais desta competição, sendo estes os números dos mesmos.
- Benfica – 26 títulos e 12 finais perdidas
- Porto – 20 títulos e 14 finais perdidas
- Sporting – 17 títulos e 13 finais perdidas
Na procura de “outsiders”, existem alguns emblemas destacados por tentar “combater esta hegemonia”, sendo eles os seguintes.
- Boavista – 5 títulos e 1 final perdida
- Vitória de Setúbal – 3 títulos e 7 finais perdidas
- Belenenses e Braga – 3 títulos e 5 finais perdidas
As restantes equipas em Portugal, em conjunto, apenas conseguiram vencer esta competição num total de sete ocasiões.
Recordes da Taça de Portugal
Como em todas as competições, existem alguns recordes que se destacam em detrimento de outros (às vezes, mesmo pela parte negativa).
Se nas primeiras eliminatórias vemos jogos com algum desequilíbrio entre equipas de diferentes escalões, por vezes, também vemos surpresas muito interessantes.
Aqui ficam alguns recordes a ter em consideração que marcam esta histórica Taça de Portugal:
- O Benfica detém o maior número de finais conseguidas, com 38 jogos disputados
- O Porto é o clube que mais finais perdeu na Taça de Portugal, num total de 14
- Otto Glória (Benfica) e José Maria Pedroto (Porto) são os treinadores mais condecorados desta competição com 4 troféus cada
- O Benfica é o único clube da história da Taça de Portugal que conseguiu quatro títulos de forma consecutiva na competição
- A final mais desnivelada de sempre foi entre o Benfica e o Estoril, na longínqua temporada 1943-44, onde os encarnados venceram por 8-0
Onde será realizada a final da Taça de Portugal desta temporada?
A final terá, como quase sempre, o Estádio Nacional do Jamor, sendo que a Taça de Portugal 2025 será novamente uma grande festa em torno do futebol nacional.
Estamos aqui perante a 72ª edição da competição a ser disputada neste recinto, sendo que apenas existiram 12 finais disputadas em outros locais a não ser o mítico Estádio Nacional.
Poderá acompanhar estas partidas e todas as estatísticas dos seus jogos nas plataformas da LSBET, Kikobet e SlottoJAM.