Está prestes a iniciar esta edição da Liga Europa 2024/2025, com duas equipas portuguesas a tentar chegar o mais longe nesta competição e, possivelmente, lutar pelo título da mesma.
Será interessante compreender quem irá destronar os italianos da Atalanta no lugar mais alto da segunda competição mais importante de futebol do velho continente, num torneio que contará com mais jogos nesta edição.
Neste artigo ficará a conhecer como se irá desenrolar esta nova edição da competição e quais o matchups mais interessantes, não só para os portugueses, mas também para as restantes equipas dos amantes de futebol internacional.
Novo sistema de disputa para esta temporada
O novo sistema de disputa da Liga Europa conta com 36 equipas, sendo que todos os emblemas irão realizar oito jogos numa fase de Liga, onde todos os encontros contam para a fase seguinte da competição.
São quatro jogos em casa e quatro jogos fora, onde as oito equipas com mais pontos irão se qualificar diretamente para a fase seguinte desta competição, enquanto os classificados entre o 9.º e 24.º postos irão disputar em si as restantes vagas dos Oitavos de Final.
As restantes equipas irão terminar a sua passagem pelas competições europeias esta temporada, mas sempre com uma maior experiência e com um número superior de jogos acumulados.
Jogos das equipas portuguesas nesta fase de Liga
São duas as equipas portuguesas nesta fase de Liga da Liga Europa, com o Porto, sendo um dos maiores candidatos a poder vencer o título nesta competição.
No Braga, a experiência recente de ser decisiva nesta competição, contudo, são oito jogos onde tudo poderá acontecer.
Porto
Bodo/Glimt x Porto
Não são muitos os confrontos entre equipas norueguesas e portuguesas, sendo que quando tais acontecem, o favoritismo está do lado português.
Os dragões são um dos candidatos a ficar no top 8 da competição e deverão começar por vencer nesta deslocação para demonstrar os seus créditos.
Porto x Manchester United
O grande jogo desta fase de Liga para os dragões será mesmo em casa, na receção a outro dos candidatos ao título nos ingleses do Manchester United.
Será importantíssimo que a equipa de Vítor Bruno consiga um resultado positivo neste encontro, não só puxando os seus galões, mas também garantindo pontos essenciais.
Porto x Hoffenheim
A receção ao Hoffenheim poderá ser uma das partidas mais complexas para o Porto, não só pela incerteza do que terão pela frente, mas também pelo nível das equipas alemãs.
A jogar em casa, o grande objetivo será sempre somar o maior número de pontos possível e mesmo frente a um conjunto germânico, os três pontos são uma prioridade.
Lazio x Porto
A deslocação a Roma será também de grandes dificuldades, não tanto pelo nível que a Lázio tem apresentado recentemente, mas sim pela complexidade de jogar em Itália.
Os portugueses deverão aqui ter em conta o contexto defensivo que terão pela frente, sendo que equipas de blocos com linha baixa têm criado dificuldades aos dragões.
Anderlecht x Porto
Apesar de não serem um portento europeu, os belgas do Anderlecht são uma equipa que conta com um vasto historial nestas competições.
O Porto já foi muito feliz na Bélgica e sendo este um jogo “a meio da sua caminhada” europeia, poderá ser decisivo pela luta dos oito primeiros lugares.
Porto x Midtjylland
O mercado dinamarquês tem sido de grande efeito para reforços das equipas portuguesas, no entanto, este não é um adversário que deverá criar grandes dificuldades.
A jogar em casa e frente ao seu público, os dragões têm neste encontro uma das partidas “teoricamente” mais fáceis da fase de Liga e onde deverão vencer com relativa facilidade.
Porto x Olympiacos
Num encontro entre duas equipas com jogadores de muita experiência na Liga Portugal, os dragões partem também com grande favoritismo para este encontro.
Apesar dos gregos serem os campeões em título da Liga Conferência não estão ao nível da equipa portuguesa e isso deverá ser evidente neste jogo do Dragão.
Maccabi Tel Aviv x Porto
Esta deverá ser uma partida disputada em terreno neutro, muito provavelmente na Sérvia, onde os portugueses partem também com grande favoritismo.
As equipas israelitas costumam ser incomodativas nestas competições europeias, no entanto, em termos individuais, estão bem abaixo do que o Porto pode oferecer.
Braga
Braga x Maccabi Tel-Aviv
Ambas as equipas portuguesas irão defrontar este Maccabi Tel Aviv, o que pode ser considerado mesmo um sorteio favorável para estes conjuntos.
Os bracarenses necessitam de somar o maior número de pontos possíveis a jogar em casa e, para o fazer, terão de ser uma equipa mais assertiva em termos ofensivos.
Olympiacos x Braga
A deslocação à Grécia será, certamente, um dos jogos mais complicados desta fase de Liga para os bracarenses, num confronto entre equipas muito similares.
A pressão, o público e o acumular de jogos, poderá fazer um pouco a diferença neste encontro, onde pontuar deverá ser o primeiro grande objetivo.
Braga x Bodo/Glimt
A receção na “Pedreira” ao Bodo/Glimt é mais um jogo onde, no papel, os bracarenses podem arrecadar três pontos, isto se manterem o nível que lhes é reconhecido.
As equipas norueguesas têm um estilo de jogo muito peculiar, no entanto, quando jogam fora de portas, tornam-se equipas muito defensivas e com linhas difíceis de quebrar.
Elsfborg x Braga
Mais uma longa viagem até à Suécia para os bracarenses, frente aquele que parece ser o emblema “menos preparado” para estas andanças atualmente.
No entanto, a jogar em condições climatéricas adversas, o futebol direto poderá ser a chave, sendo as bolas paradas absolutamente decisivas.
Braga x Hoffenheim
O sorteio ditou que os bracarenses recebem o Hoffenheim, mais uma vez contando com um pouco de “sorte”, já que as deslocações a Alemanha são sempre um osso duro de roer.
A meio desta fase de Liga, o Braga espera aqui já estar bem lançado para o top 8 da competição e assim, ter alguma margem de erro para este encontro.
Roma x Braga
A par da deslocação à Grécia, este é o jogo mais complexo que o Braga terá na fase de Liga, sobretudo num estádio Olímpico de Roma que deverá estar em apoteose.
No que toca ao “jogo jogado”, os bracarenses sabem que este é o adversário com que terão de ter mais atenção, no entanto, contam com a experiência a este nível para competir.
Union Saint Gilloise x Braga
O Union é, sem dúvida, uma das equipas em maior ascensão na Europa, não só demonstrando qualidade a nível interno, mas também num contexto europeu.
Os bracarenses terão de ter uma muito cuidado nesta deslocação, sendo que o passado recente das equipas portuguesas frente a este adversário demonstra essa dificuldade.
Braga x Lazio
A fase de Liga para o Braga termina com a receção à Lázio, em mais uma partida de alta intensidade e que pode mesmo ditar a posição final da equipa portuguesa.
Todos os jogos em casa são de enorme importância, sendo que este, por ser o último, poderá ainda ter mais preponderância para o conjunto de Carlos Carvalhal.
Análise dos matchups mais interessantes
A receção ao Manchester United é, de longe, o jogo mais “interessante” desta fase de Liga para o Porto, sendo que a equipa portuguesa é considerada, por muitos dos analistas, uma das que tem um percurso mais acessível para a fase seguinte.
Importante também será a deslocação ao terreno da Lázio, sobretudo pelo contexto histórico desta partida e pela ligação que estas equipas têm (apesar da saída de Sérgio Conceição no final da temporada anterior).
No lado bracarense o sorteio não foi “tão amigável”, sendo que a deslocação à Grécia e posteriormente ao Estádio Olímpico de Roma, serão os jogos mais difíceis, teoricamente, no calendário dos “Guerreiros do Minho”.
Acompanhe estas partidas com as análises detalhadas da Apostapedia e não deixe de realizar os seus palpites nestes e outros jogos em plataformas como a LSBET, Kikobet e SlottoJam.