As 17 Regras do futebol em 2024: Tudo com imagens e vídeos

Índice

A enorme influência que o futebol possui no panorama desportivo e social a nível global é incontestável, contudo, nem todas as pessoas têm noção sobre a realidade existente dentro do jogo em si.

A verdade é que as regras do futebol e toda a temática gerada em torno da arbitragem acabam por ser alguns dos fatores que mais ligam os adeptos da modalidade, nem que seja pela incompatibilidade de opiniões que estas geram, na maioria dos casos.

É impossível negar a evolução que o futebol teve nas últimas décadas, sobretudo no que toca ao contexto da arbitragem, com a introdução de métodos revolucionários que vieram ajudar na tomada de decisão relativa às regras de futebol existentes.

Sistemas como o VAR, as tecnologias da linha de golo, entre outras, têm vindo a ser determinantes para ajuda na arbitragem, porém, nenhuma irá suplantar as regras primordiais pelo que o futebol se rege em todo o mundo.

Assim sendo, neste artigo, iremos abordar as 17 regras de futebol da FIFA, analisando-as ao pormenor e explicando detalhadamente a importância de cada uma para o decorrer do jogo.

Como surgiram as leis de jogo no futebol

As leis do jogo no futebol, como conhecemos atualmente, tiveram uma evolução gradual com o crescimento da modalidade na sociedade, sendo que os primórdios deste desporto pouco ou nada têm a ver com aquilo que vemos nos estádios.

Desde a invenção do futebol, um tema que poderá consultar mais ao pormenor aqui, as leis do jogo acabaram por se tornar muito mais complexas, sendo que as primeiras regras eram muito vagas e com imensas lacunas.

A primeira versão mais parecida com o futebol atual acabou por ser implementada em 1863, tendo a Football Association o total crédito na criação das leis para o jogo, com especial destaque para Ebezener Corb Morley.

Morley, na altura o secretário-geral da Federação Inglesa de Futebol, escreveu o documento que é considerado o grande alicerce para o futebol moderno, num pequeno livro chamado “FA Minute Book”.

As consequentes reuniões desta entidade do futebol inglês em 1863, acabaram por ser determinantes para aquilo que viria a ser a primeira publicação oficial das leis de jogo no futebol.

Esta seria a primeira publicação a regulamentar os jogos de futebol existentes, sendo que a mesma viria a ter uma evolução em 1865, através da publicação “Bells Life”, onde foram expostas 14 regras para este desporto.

Campo e elementos de jogo

O campo e elementos de jogo são aspetos fundamentais desta modalidade, já que sem eles seria impossível haver partidas estruturadas e que mantivessem o nível de complexidade a que estamos habituados.

Poderá conhecer melhor todos estes aspetos do jogo através deste artigo onde revelamos ao pormenor desde as dimensões de um campo de futebol, até aos diferentes espaços existentes dentro do recinto de jogo.

É importante referir que estes são elementos padronizados para as competições FIFA, mas onde poderão existir ligeiras mudanças consoante as competições ou federações em que estes jogos estão inseridos.

Sumário do infográfico das 17 regras do futebol

Pode ler mais detalhes sobre cada regra mais abaixo neste artigo, depois da imagem do infográfico.

Regras do futebol

1 – O campo de jogo

O campo de jogo é onde toda a magia acontece e, assim sendo, a FIFA tenta manter a maior singularidade possível em termos de espaço de jogo em todas as suas competições, apenas com ligeiras variantes que em praticamente nada afetam a partida.

Em termos gerais, o campo de futebol tem uma forma retangular e conta com dimensões entre 90 e 120 metros de comprimento, a que se junta larguras entre 45 e 90 metros.

Linha-Lateral-Futebol
Em jogos internacionais, o campo de futebol tem um máximo de 110 metros de comprimento e 75 metros de largura.

Contudo, quando falamos de competições de maior relevância, sobretudo em jogos internacionais, o campo de jogo acaba por ter regras mais restritas, entre os 100 e 110 metros de comprimento, com 64 e 75 metros de largura.

Relativamente às balizas, um dos componentes mais importantes do jogo, as mesmas encontram-se posicionadas nas duas linhas finais existentes no terreno.

A distância entre os postes laterais é de 7,32 metros, sendo que o poste superior (conhecido normalmente como travessão), está a 2,44 metros de altura.

Este elemento do jogo acabou por ser um dos que teve ligeiras adaptações para esta temporada nas leis universais do jogo, já que, agora, os postes e o travessão terão de ter o mesmo formato, podendo ser quadrado, retangular, redondo ou elíptico.

Além disso, existem outras marcações no campo que possuem enorme importância para o desenrolar do jogo, tais como:

  • Círculo de jogo – Círculo traçado a partir do ponto central do relvado, a 9,15 metros de distância
  • Pequena área – Espaço delimitado por duas linhas perpendiculares à linha final, com uma distância de 5,50 metros relativamente à trave. As mesmas também possuem 5,50 metros de comprimento, com uma linha que as une.
  • Grande área – Muito similar à pequena área, a grande diferença está nas medidas já que esta tem uma distância de 16,50 metros relativamente à trave e 16,50 metros de comprimento, com uma linha que as une.
  • Marca de pênalti – Usada para a marcação desta regra, a mesma está situada dentro da grande área e é um ponto posicionado de forma central à baliza a 11 metros da linha de golo.
  • Marcação de cantos – Estes são os quatro cantos existentes no campo, que são assinalados com quatro bandeiras de altura mínima 1,5 metros. A partir dessa bandeira, são marcados arcos com 1 metro de raio, onde a bola poderá ser colocada em qualquer espaço para a marcação desta regra.

2 – A bola

O esférico de jogo acaba por ser o elemento crucial para este desporto, já que sem o mesmo este seria impossível de praticar.

Apesar de o mesmo já ter tido diferentes qualidades e medidas, atualmente existem características que predominam e devem ser inerentes a todas as bolas de jogo.

  • Serem redondas
  • Feitas de material resistente
  • De circunferência entre 68 e 70 centímetros
  • Que pesem entre 410 e 450 gramas no início da partida
  • Que tenham pressão de ar igual 600-1,100g/cm2

Todas as bolas deverão ser testadas antes da partida iniciar e estar dentro das regras descritas pelo Programa de Qualificação de Bolas da FIFA, seguindo todas as especificidades mencionadas anteriormente.

As bolas não podem ter qualquer tipo de publicidade a não ser relativamente à competição em que estas são usadas e ao fornecedor oficial de bolas do evento.

bola do qatar 2022
Bola Do Qatar, FIFA 2022

Se existir uma bola com defeito, a mesma poderá ser substituída durante o decorrer do jogo, sendo que se esse defeito for encontrado com a bola dentro das quatro linhas, um lançamento de bola ao solo irá determinar quem mantém a posse da mesma.

3 – Os jogadores

O jogo é composto por duas equipas, que poderão ter no máximo 11 jogadores no campo ao mesmo tempo, sendo que um deles terá de ser necessariamente um Guarda-Redes.

Uma equipa terá de ter, pelo menos, 7 jogadores em campo para que a partida se possa iniciar ou finalizar, sendo que se tal não acontecer, a partida é dada como terminada.

Relativamente às substituições, uma das mudanças mais recentes no futebol mundial, todas as equipas poderão no máximo realizar cinco substituições, sendo o número mínimo poderá mudar consoante a competição em que jogo está a ser disputado.

Cada equipa poderá realizar as suas substituições se assim tiverem jogadores disponíveis para tal, sendo que se o jogo for a tempo extra, em algumas competições, poderá ser adicionada mais uma substituição.

Aquando do uso de todas as substituições, se um jogador for expulso ou acabar com uma lesão impeditiva de competir, a equipa deverá prosseguir o jogo com menos uma unidade em campo.

Antes do jogo iniciar, todas as equipas deverão nomear um capitão, que será o máximo responsável para comunicação com a equipa de arbitragem dentro do campo sobre as mais variadas situações e por manter o comportamento dos seus companheiros. 

4 – Os equipamentos de jogo

Os equipamentos de jogo também são parte fundamental deste desporto, sobretudo para distinção das equipas e segurança dos jogadores.

Estes equipamentos são compostos por uma camisola (que pode ser manga curta ou comprida, com número nas costas), calções, meias de jogo com caneleiras por dentro e chuteiras.

equipamento de futebol

Em nenhuma altura um atleta poderá utilizar adereços que não sejam elementares ao jogo, como por exemplo colares, braceletes, brincos, etc.

Contudo, os mesmos poderão usar elementos que os protejam, como por exemplo, tape adesivo, meias extra da cor do equipamento, proteções bocais ou de partes baixas e palmilhas dentro das chuteiras.

Relativamente às cores, as equipas deverão utilizar cores que as distingam claramente dentro do campo, sendo que os guarda-redes deverão usar um equipamento que os distinga também dos jogadores de campo.

Todos os equipamentos adjacentes que possam ser utilizados (proteções térmicas, meias de compressão, etc.) deverão ser da cor do equipamento que utilizarem, para manter a coerência e distinção entre equipas.

Em adição, os atletas poderão utilizar elementos de monitorização que sejam aceites pelas regras da competição, mas os mesmos não deverão ser visíveis no equipamento de jogo.

Publicidades nos equipamentos poderão ser utilizadas, sendo que cada competição possui as suas próprias especificidades relativamente a este uso.

5 – O árbitro

Todos os jogos possuem um árbitro principal, este será o responsável máximo pela aplicação de todas as regras de jogo e será o elemento que tomará as decisões finais relativamente a todos os lances.

As decisões tomadas pelo árbitro têm em conta as regras vigentes nas competições e deverão ser em constante cooperação com os outros juízes de jogo.

sinal de arbitro de futebol
sinais do árbitro de futebol
Sinais de arbitragem do futebol

Outro dos fatores que torna a presença do árbitro importante, é que este é o responsável pelo tempo de jogo, por manter a monitorização de todas as situações existentes e informar sobre todas as questões disciplinares ou extra jogo que existam.

O árbitro tem também um papel fundamental naquilo que é considerado a “lei da vantagem”, deixando o jogo assim desenrolar em determinadas situações em benefício da equipa que está ao ataque.

As ações disciplinares são todas tomadas pelo árbitro principal, já que este é o único que possui elementos (cartões) que possa utilizar na amostragem aos outros intervenientes do jogo, contudo, o mesmo poderá receber indicações dos outros juízes.

Por último, e não menos importante, o árbitro tem o critério relativamente às lesões existentes, sendo que o mesmo poderá chamar a equipa médica para o campo e exigir a paragem de jogo, de acordo com as regras estabelecidas.

6 – Os outros juízes de jogo

As equipas de arbitragem são também compostas por outros juízes de jogo, que possuem uma enorme preponderância no decorrer da partida consoante as regras fundamentais instituídas pela FIFA.

  • Dois árbitros assistentes (denominados juízes de linha)
  • Quarto árbitro
  • Dois árbitros assistentes adicionais
  • Árbitro assistente de reserva
  • Vídeo-árbitro assistente (VAR)
  • Assistente de vídeo-árbitro assistentes (AVAR)

Todos estes elementos atuam de acordo com as ordens do árbitro principal nomeado para o jogo, sendo que os mesmos deverão auxiliar o árbitro nas decisões em que possuam melhores perspetivas.

Árbitros assistentes

  • Indicam se a bola saiu por inteiro e que equipa tem direito à posse da mesma
  • Penalização de um jogador em fora-de-jogo
  • Substituição necessária
  • Se o Guarda-Redes se move antes da marcação de um pênalti

Quarto árbitro

  • Supervisionar as substituições
  • Verificar os equipamentos dos jogadores
  • Aprovação para um jogador reentrar em campo
  • Verificar as bolas de jogo
  • Indicar qual o tempo adicional que o árbitro concedeu ao jogo
  • Informar o árbitro principal sobre os comportamentos dos corpos técnicos

Árbitros assistentes adicionais

  • Indicar se a bola passou na totalidade a linha de golo
  • Qual equipa deverá ter um pontapé de canto ou de baliza
  • Se o Guarda-Redes se moveu antes da marcação de um pênalti

Árbitro assistente de reserva

  • Substituir um dos árbitros se o mesmo não conseguir proceder as suas funções

Vídeo-árbitro assistentes (VAR & AVAR)

  • Verificar a transmissão em tempo real do jogo em monitores
  • Manter um registo sobre todas as incidências do VAR
  • Assistir o árbitro principal em determinadas situações
  • Comunicar e registar o tempo perdido ou informações enquanto o árbitro principal verifica um lance no monitor
futebol sala de var

7 – A duração do jogo

Um jogo terá a duração oficial de duas partes de 45 minutos, sendo que o mesmo poderá ser reduzido de acordo com as competições existentes ou numa decisão entre o árbitro e as duas equipas.

Entre cada uma dessas partes, existe um intervalo de 15 minutos em que ambas as equipas poderão recolher ao balneário para receber indicações dos seus treinadores.

O tempo suplementar será determinado pelo árbitro principal com a ajuda dos juízes de jogo auxiliares, sendo que o mesmo terá em conta aspetos como substituições, tempos perdidos deliberadamente, sanções disciplinares, entre outros.

Em determinadas competições, se for necessário tempo extra, o mesmo deverá ter a duração de 15 minutos, com um minuto para troca de lados de campo entre a primeira e a segunda parte desse prolongamento.

8 – O começo e o reinício do jogo

Um pontapé inicial no círculo central será sempre a forma de iniciar o jogo nas duas partes existentes, sendo que pontapés livres, pênaltis, lançamentos laterais, pontapés de baliza e cantos, são outras formas de reinício de jogo.

Quem vencer a “moeda ao ar” poderá escolher se deseja iniciar o jogo com bola ou escolher o lado do campo, sendo que no pontapé inicial todos os elementos da equipa deverão estar no seu lado escolhido do terreno do jogo.

Uma das especificidades do jogo está na “bola ao solo”, onde o árbitro deixa a bola cair em frente a um dos jogadores da equipa que tocou pela última vez no esférico, dando-lhe assim o poder de decisão sobre o que fazer.

9 – Bola em jogo e fora dele

A bola está em jogo sempre que estiver em movimento de acordo com as regras dentro das quatro linhas, quando a mesma bate num poste ou bandeira e quando toca num oficial de jogo, mas a equipa atacante não beneficia do mesmo.

Em termos gerais a bola está fora de jogo quando:

  • Quando a bola passa a linha de golo ou linhas laterais/finais quer seja pelo solo ou pelo ar
  • Bola foi parada pelo árbitro
  • A bola toca num oficial de jogo e o ataque beneficia de tal movimento, entra na baliza ou muda a posse de bola de forma deliberada

10 – Determinação do resultado do jogo

O resultado do jogo é determinado pelos números de golos marcados pelas duas equipas na duração do mesmo, quem conseguir marcar mais golos na baliza adversária – vence!

Um golo marcado é legal quando a bola passa na totalidade a linha de golo e quando não existe nenhuma infração que possa resultar na sua anulação.

Em situações mais específicas em determinadas competições, o vencedor do jogo poderá ser determinado através das regras dos golos em casa e fora (num sistema de eliminatórias) ou através da marcação de grandes penalidades.

11 – O fora-de-jogo

O fora-de-jogo é uma das temáticas mais faladas no futebol, sendo que antes da introdução do VAR, era também o que gerava mais polémica neste desporto.

Um jogador encontra-se fora-de-jogo quando qualquer parte da cabeça, corpo ou pés está no meio-campo ofensivo à frente de todos os adversários e está mais perto da linha de golo em relação à bola e ao penúltimo jogador.

Existem algumas exceções onde o mesmo não será considerado fora-de-jogo, como por exemplo, num passe feito para trás em relação à linha da bola ou se simplesmente o jogador em posição irregular não se fizer ao lance, interferir ou beneficiar da mesma.

Não existem foras-de-jogo em situações muito específicas, como em cantos, lançamentos da linha lateral e pontapés de baliza.

12 – Faltas e má conduta

A temática das faltas e má conduta é, provavelmente, das mais complexas que existe na modalidade, sendo que sempre que existir uma infração por parte de um jogador, poderá acontecer uma das seguintes situações.

  • Livre direto
  • Livre indireto
  • Pênalti

Qualquer conduta antidesportiva que exista dentro ou fora do campo poderá fazer com que um jogador ou membro técnico da equipa possa ser punido com cartões amarelos ou cartões vermelhos.

Os cartões vermelhos poderão ser mostrados por acumulação de dois cartões amarelos ou, se a infração for considerada grave, através de um vermelho direto.

13 – Livres

Os livres são uma consequência de uma infração e podem ser limitados a livres diretos e livres indiretos, sendo que ambos têm diferentes características.

Livre direto

  • Cargas excessivas
  • Saltos apoiados no adversário
  • Pontapés e empurrões
  • Entradas de carrinho ou rasteiras
  • Mão na bola

Livre indireto

  • Jogadas perigosas
  • Impedimentos de progressos sem contato
  • Linguagem abusiva para com os intervenientes
  • Prevenir o Guarda-Redes de arremessar a bola com as mãos na área
  • Atrasos para o Guarda-Redes com o pé em que este agarra a bola na área

A decisão é tomada por parte do árbitro principal, contudo, estes tipos de infrações também podem ser comunicados com auxílio dos outros juízes de jogo.

14 – Pontapé de pênalti

Um pontapé de pênalti é assinalado quando a equipa que está a defender comete uma infração gravosa dentro da sua grande área, sendo que existem inúmeras situações em que tal pode acontecer.

Assim sendo, em contornos gerais, a bola é colocada no ponto específico a 11 metros da baliza, onde um jogador poderá ter a oportunidade de marcar golo apenas com o Guarda-Redes pela frente e com todos os outros intervenientes fora da grande área.

O Guarda-Redes não poderá avançar além da linha de golo antes do remate por parte do adversário, sendo que os restantes também não poderão entrar dentro da grande área antes do momento acontecer.

Um pontapé de pênalti não precisa necessariamente de ser rematado para a baliza, sendo que um toque para a frente da bola dá a oportunidade de qualquer jogador atacante pode fazer golo.

15 – Lançamento linha lateral

Um lançamento da linha lateral é assinalado a favor do adversário do último jogador a tocar na bola em campo, depois de esta passar por completo numa das linhas laterais, pelo solo ou pelo ar.

Esta é a única situação em que um jogador de campo poderá usar as mãos para ter contato com a bola, sem cometer uma infração e a mesma não poderá ser marcada diretamente para a baliza do adversário.

Assim que a bola passar a linha lateral em direção ao recinto de jogo, o jogo recomeça e todas as ações podem ser tomadas.

16 – Pontapé de baliza

Um pontapé de baliza é assinalado quando a bola passa por completo por uma das linhas finais, quer seja pelo solo ou pelo ar, sendo que o último jogador a tocar foi um dos atacantes.

Através deste pontapé poderá ser marcado um golo na baliza contrária, porém, se o mesmo acontecer na própria baliza, um canto será assinalado a favor da equipa contrária.

Os pontapés de baliza terão de ser necessariamente marcados dentro da pequena área, por qualquer jogador, sendo que a bola parada terá de estar necessariamente parada antes da marcação.

17 – Pontapé de canto

No que toca aos pontapés de canto, os mesmos são assinalados quando a bola passa uma das linhas finais, quer seja pelo solo ou pelo ar, sendo que o último jogador a tocar foi um dos defesas.

Pontape de canto

A bola terá de ser colocada no arco que está assinalado com uma bandeira e a bola deverá estar para no momento de execução do pontapé.

Neste caso, a bola estará em jogo quando a mesma for tocada pelo atacante, sendo que os defesas terão de estar a 9,15 metros de distância do arco onde a bola estará colocada.

VAR

O que é o VAR? Futebol

A introdução do VAR, apesar de não contar como uma das leis fundamentais do jogo, é um dos princípios e filosofias associados ao futebol atual, de forma geral e quase sempre adotados nas maiores competições mundiais.

O VAR acaba por ser um auxílio oficial à equipa de arbitragem, sendo que os acessos às imagens presentes nos monitores da cabine são de avaliação do árbitro assistente (VAR), do assistente do árbitro assistente (AVAR) e do operador de repetições (OR).

O mesmo poderá ter influência se não existir um “erro claro e óbvio” ou se “algum incidente sério” passou ao lado da equipa de arbitragem presente em campo, sendo que será aplicado nas seguintes situações:

  • Golo ou não
  • Pênalti ou não
  • Vermelho direto (Nunca acumulação de amarelos)
  • Identidade errada (Quando o árbitro admoesta o jogador incorreto)

Poderá encontrar mais informações sobre o que significa VAR e toda a sua história, onde vamos ao detalhe relativamente a este protocolo que trouxe maior justiça ao futebol mundial.

Se está interessado em saber mais sobre os primórdios da modalidade, também poderá consultar o artigo sobre quem inventou o futebol, onde realizamos uma breve passagem sobre toda esta temática.

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5. Os clientes residentes em Brasil não se qualificam em receber bónus de boas vindas.

6. O Bónus de Boas Vindas pode ser reclamado dentro de um período de 7 dias após o depósito ter sido feito.

7. O bónus precisa ser solicitado no menu da conta do jogador antes de começar a apostar o primeiro depósito.

8. Para se qualificar para o bónus de boas vindas, o jogador deve jogar o valor total do primeiro depósito em uma aposta ou varias pelo menos uma vez em com odd de 1.50. Todas as apostas devem ser resolvidas (ganhas/perdidas), o bónus será creditado na conta do jogador automaticamente.

9. O jogador tem um período de 14 dias para apostar o valor do depósito antes que a oferta de bónus expire.

10. Se outro Bónus estiver activo enquanto o jogador solicitar o Bónus de Boas Vindas, o jogador deve acabar-lo de rollar em 14 dias, a menos que indicado de outra forma (com outros termos e condições) para aquele Bónus em particular.

11. O bónus e mais o valor do depósito deve ser apostado pelo menos 10 vezes para desbloquear os ganhos.

12. Os requisitos de apostas devem ser cumpridos depois de depositar tem o prazo de 60 dias.

13. Qualquer aposta que contenha odd menos de 1.80 não cumpre os requisitos do rollover.

14. No caso de o jogador se recusar em acabar o rollover do bónus ou não cumprir o rollover do bónus dentro do período determinado, o valor do bónus e mais os ganhos derivados dele são anulados.

15. A ReloadBet.com reserva-se no direito de alterar, suspender, negar ou limitar o direito do jogador de participar desta promoção.

16. Os Termos e Condições Gerais aplicam-se.